All photos: Copyright by Fari Fotoalist

OFICINAS DE PREPARAÇÃO CORPORAL E PRODUÇÃO CULTURAL: VAMOS LÁ?

A Fundação Aperam Acesita realizará mais ações por meio da parceria com o Seminaluz 13ª edição – Mostras Culturais. Nos meses de janeiro e fevereiro, serão oferecidas gratuitamente à comunidade duas oficinas, uma de preparação corporal e uma de produção cultural. A primeira acontecerá entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro, às terças e quintas, das 14h às 16h, no Grêmio Recreativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo.

A oficina de preparação corporal,  tem como público-alvo pessoas da terceira idade, objetivam estimular os alunos a dar  liberdade ao seu corpo e a comunicar seus sentimentos por meio das performances. Melhorar o condicionamento físico e o convívio dos alunos também são propostas do curso, bem como divertir os idosos e combater o estresse do grupo.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 11 a 14 de janeiro, na secretaria do Programa Andanças ou via telefone (31) 3848-8063, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h30.

Nos dias 17, 19, 24, 26 e 31 de janeiro e nos dias 2 e 7 de fevereiro, às 19h, acontece a oficina de produção cultural, voltada a  artistas, gestores, produtores e empreendedores criativos, culturais e sociais, profissionais do universo corporativo que  buscam práticas mais originais e criativas e interessados em processos colaborativos. A oficina online será baseada em práticas colaborativas vivenciadas pela trajetória do Grupo Hibridus Dança.

O objetivo da capacitação é preparar os alunos para a compreensão da produção e gestão cultural, com ênfase na elaboração de projetos, tanto na esfera pública quanto na iniciativa privada. Além da criação de  projetos sustentáveis e adaptados às linhas de financiamento.

As aulas terão os módulos: Fundamentos gerais de uma gestão cultural colaborativa; Sustentando o ambiente colaborativo e criativo; Desenvolvendo habilidades colaborativas; Ferramentas: metodologias sociais participativas, observação fenomenológica, dicas práticas; Desafios Contemporâneos; Economia criativa; Mediação e Públicos e Financiamento da Cultura.

O curso tem como propósito fortalecer a cultura colaborativa na região, um modelo organizacional que garante muitas vantagens aos gestores de empreendimentos focados na criatividade e na sustentabilidade.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do Seminaluz https://www.seminaluz.com.br/ até o  dia 14 de janeiro.

O projeto é patrocinado pela Aperam, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Cênika Eventos, com a realização do Seminaluz, Hibridus Dança e com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

OFICINEIROS

Luciano Botelho irá conduzir as aulas de preparação corporal. Artista da dança do grupo Hibridus Dança, Luciano já ministrou aula de dança e preparação corporal nas unidades do Cras, em Ipatinga, entre 2018 e 2020. Segundo explica o oficineiro, suas criações traduzem as transformações que acontecem no corpo por meio da dança. “Penso o corpo como um dispositivo disponível,  em constante formação, e, não, pronto”.

Wenderson Godoi responderá pelas oficinas de produção cultural. Artista da dança, curador, gestor, produtor cultural e co-fundador do Grupo Hibridus Dança, Godoi produz mostras/festivais como o Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga – Enartci (foto na cpa deste post), que está em sua 15ª edição; Seminaluz, que está em sua 14ª edição; Acuenda – manifestações artísticas culturais com uma linha curatorial pautada pela diversidade de gênero. O artista é um dos coordenadores do Espaço Hibridus Ponto de Cultura.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022