Projeto será realizado entre setembro de 2025 e abril de 2026, com cinco produções inéditas e orientação do premiado cineasta Ricardo Alves Jr.
Em sua segunda edição o projeto Oficinas Culturais – Mostra Curtas-metragens irá produzir e lançar em uma mostra cinco curtas-metragens inéditos, sendo quatro desenvolvidos por duplas de diretores e atores convidados, e um curta-metragem realizado pela própria produção do projeto. As obras terão exibição gratuitas, com sessões realizadas em pontos de cultura da região, em diferentes regionais, reforçando o compromisso da Mostra com a democratização do acesso à cultura.
“Na primeira edição concebemos seis curtas-metragens que hoje podem ser assistidos no canal do YouTube Oficinas Culturais Ipatinga, um legado importante para o Vale do Aço. Tivemos a honra de contar com diretores e atores com sólidas trajetórias artísticas, o que garantiu um nível elevado às produções e ampliou ainda mais o alcance do projeto. Agora damos continuidade a esse trabalho, reafirmando a potência do Oficinas Culturais e consolidando parcerias fundamentais. Tivemos uma experiência muito rica e transformadora anteriormente com o diretor Márcio Abreu, e nesta segunda edição celebramos a chegada de Ricardo Alves Jr., cuja trajetória engrandece ainda mais nossa proposta.” menciona, Claudinei de Souza, idealizador e diretor artístico do projeto.
Orientação de Ricardo Alves Jr.
A Mostra contará com a orientação artística do cineasta Ricardo Alves Jr., nome de destaque do cinema e do teatro contemporâneo brasileiro. Formado em Cinema pela Universidad del Cine (Buenos Aires), Ricardo teve seus filmes exibidos em festivais de prestígio como Cannes, Berlinale, Rotterdam, Locarno e Festival do Rio. Entre seus trabalhos de destaque estão o longa “Elon Não Acredita na Morte”, exibido em Rotterdam e disponível na Netflix, o média “Vaga Carne”, codirigido com Grace Passô e estreado na Berlinale, e o recente “Tudo o Que Você Podia Ser”, premiado no Festival do Rio e no MixBrasil.
“O curta produzido pela equipe do projeto será concebido de forma colaborativa por mim, Leo Coessens e Bárbara Pavione. A princípio, estarei atuando, e este filme surge como uma forma de celebrar os 30 anos de carreira que completo em 2025. Já iniciamos convites para os demais artistas desta edição, como Sávio Tarso, Nilmar Lage, André Rissi, Claudiane Dias, Luís Yuner e Jaydson Alves Sousa (Naga).” — complementa Claudinei de Souza.
Histórico da Mostra
A primeira edição da Mostra, realizada em 2021, reuniu artistas do Vale do Aço em um processo criativo de grande impacto, resultando na produção de seis curtas-metragens inéditos – hoje disponíveis no canal do YouTube Oficinas Culturais Ipatinga.
Na categoria Direção, foram selecionados: Bárbara Pavione, Luzia di Resende, Marrione Warley, Pedro Barroso, Léo Coessens e Daniela Alves. Na categoria Atores, participaram: Camile Gracian, Diego Martins, Éderson Caldas, João Carlos Cardoso, Liala Coelho e Mari Antonaci.
Todos esses artistas já possuíam sólidas trajetórias artísticas, o que garantiu um alto nível de qualidade às produções.
Equipe
Claudinei de Souza – Diretor Artístico e Produtor
Ricardo Alves Jr. – Orientador Artístico / Concepção dos Curtas
Léo Coessens – Direção de Fotografia e Montagem
Junio Endrik – Criação de Trilha e Paisagens Sonoras
Marilda Lyra – Assessoria de Imprensa
Daniela Alves – Assistente de Direção
Mariana Souza Gomes (Mari Antonaci) – Assistente de Produção
Auxiliar Administrativo: Rodolfo Bello
Jaydson Tiago Alves Sousa (Naga) – Captação de Imagens
Regiano Santiago (Cajú) – Captação de Áudio
Cultura e Difusão
Mais do que um espaço de produção audiovisual, a Mostra de Curtas-Metragens das Oficinas Culturais reafirma o papel do Vale do Aço como território fértil para a criação artística, valorizando talentos locais e fortalecendo a cena cultural da região.
O projeto Oficinas Culturais – Mostra Curtas Metragens – Ano II é de realização de Claudinei de Souza e patrocínio do Governo do Estado de Minas, por meio da Lei Paulo Gustavo, edital LPG 10/2023 – Mostras, Festivais e Feiras Multiculturais.