Oficina ensina crianças a descobrir a fotografia para além do digital

Oficina apresenta processos fotográficos manuais e históricos a estudantes da Escola Municipal Professor Mário Casassanta

No dia 05 de dezembro de 2025, próxima sexta-feira, de 13h às 15h, a Escola Municipal Professor Mário Casassanta, localizada no bairro Ipaneminha em Ipatinga/MG, receberá a oficina “Processos fotográficos artesanais”, ministrada pela artista visual e fotógrafa Tatiane Bispo com alunos da 5ª série.

A atividade faz parte do projeto “FotoLab na Estrada”, contemplada pelo edital nº 05/2024 – Concessão de Bolsas Culturais, com recursos da Lei 14.399/2022 Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga.

 

A proposta consiste em uma bolsa de estudos dedicada ao aprofundamento de práticas fotográficas históricas e à troca de saberes em diferentes territórios. Ao longo desse percurso formativo, Tatiane estudou na Escola Cidade Invertida, em São Paulo, sob orientação do fotógrafo e professor Ricardo Hantzschel e também do fotógrafo Maurício Zapata.

Durante os cursos realizados entre junho e outubro de 2025, a fotógrafa aprofundou-se tanto em técnicas de fotografia analógica – como revelação e ampliação – quanto em processos artesanais incluindo cianotipia, quimigrama, pin hole e colorização de imagens. Também ampliou suas referências artísticas e metodológicas nas trocas entre os professores. Todo esse percurso formativo agora reverbera na oficina oferecida à escola como contrapartida do projeto.

Na Escola Municipal Professor Mário Casassanta, os estudantes terão contato com técnicas históricas que valorizam o fazer manual, utilizando papéis sensibilizados, luz natural e objetos do cotidiano para criar imagens de forma totalmente artesanal. A oficina revela não apenas como a fotografia era feita no passado, mas também como é possível construir imagens de maneira rudimentar e autoral em um mundo dominado pelas telas.

Ao contrário das fotografias digitais, realizadas em frações de segundos, o processo artesanal que é lento, tátil e cheio de descobertas – permite que cada estudante perceba que a fotografia também pode ser construída com as mãos.

A oficina incentiva a observação, experimentação e o protagonismo dos alunos na concepção de suas próprias fotografias. As crianças participam de todas as etapas do processo: escolhem os elementos da composição, definem onde cada um deles será colocado sobre o papel, para montar suas “cenas fotográficas” e acompanham a ação da luz natural. Após o tempo de exposição, vivenciam o momento mais simbólico da atividade: ver a imagem surgir lentamente no papel – resultado direto da relação entre matéria, luz e o gesto humano.

A oficina será conduzida por Tatiane Bispo com o apoio de sua equipe: Shirley Maclane (produção), Helena Nunes (monitoria), Filipe Bicalho (assistência de produção) e Teuller Morais (designer gráfico) que acompanharão as experimentações ao longo da tarde.

Para Tatiane, os processos artesanais fotográficos oferecem às crianças uma experiência única: “A fotografia feita à mão desperta atenção, sensibilidade e curiosidade. As crianças ficam encantadas quando veem a imagem surgir no papel como se fosse mágica.”

A fotógrafa afirma que realizar a oficina dentro de uma escola é também uma forma de retribuir e compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de sua formação. Levar esse aprendizado para o ambiente escolar significa devolver o que aprendeu de maneira viva, criando oportunidades para que as crianças também tenham acesso à experimentação e à descoberta que marcaram sua própria trajetória.

A direção da escola destaca que ações como esta ampliam o repertório artístico dos alunos e fortalecem a presença de ações culturais no ambiente escolar.

Ao final da oficina, as imagens produzidas pelos estudantes serão expostas na própria escola, transformando o espaço em um pequeno laboratório de descobertas visuais. A mostra valoriza o processo criativo da turma e celebra a potência da fotografia artesanal como linguagem que revela olhares e maneiras singulares de ver o mundo.

Crédito das fotos: Tatiane Bispo e Marcony Bispo

Serviço

Oficina de Processos fotográficos artesanais com Tatiane Bispo

Dia: 05/12/2025
Local: Escola Municipal Professor Mário Casassanta
Horário: 13h às 15hm
Participantes: estudantes da 5ª série.
Informações: (31) 98515-1174

keyboard_arrow_up