A partir deste mês de agosto, estudantes e educadores das cidades de Timóteo, Marliéria e Dionísio terão a oportunidade de vivenciar a magia de “O Parque – Espetáculo Musical para as Infâncias”, contemplado pelo Edital de Circulação nº 10/2024 da PNAB Minas Gerais. A circulação contempla 25 ações culturais, entre apresentações teatrais, palestras e concurso cultural, reforçando a relação entre arte, educação e valorização do Parque Estadual do Rio Doce (PERD) – o maior remanescente de Mata Atlântica de Minas Gerais e patrimônio natural do Vale do Aço.
Um espetáculo inspirado na Mata do Parque
Para a criação de “O Parque”, foram recolhidas histórias, causos, cantigas, lendas e narrativas orais relacionadas à “Mata do Parque”. O processo, iniciado em 2023, incluiu entrevistas com moradores antigos do entorno do PERD, além de funcionários e ex-funcionários da unidade de conservação, que em 2025 completou 81 anos de fundação.
A partir desse mergulho na memória coletiva, a atriz, diretora e proponente do projeto, Daniela Alves desenvolveu dramaturgia e texto inéditos em parceria com o músico, ator, diretor e produtor musical Junio Endrik que também compôs a trilha sonora autoral, que é executada ao vivo pelos artistas, com viola de 10 cordas e tambor mineiro, criando uma experiência cênica que integra música, poesia e imaginação.
Além do espetáculo, os alunos das escolas beneficiadas com o projeto terão uma palestra em forma de “Aula artística” ministrada por Carla Patrícia de Souza, bióloga do PERD.
Os alunos que assistirem ao espetáculo e à palestra poderão se inscrever no concurso cultural “Histórias do Parque Estadual do Rio Doce”. A melhor redação vai ganhar como prêmio um passeio ao parque com direito a levar a turma da sala em ônibus fretado, lanche especial, trilha guiada e ação cultural. Os textos serão corrigidos pela artista e professora de Português do CEFET Rita Knop, jurada no projeto.
Equipe criativa
O espetáculo conta com uma equipe multidisciplinar: Direção artística de Claudinei de Souza, Produção executiva de Mari Antonaci, Assistência de Produção (e contra-regras) de Romulo Amaral, Coordenação administrativa de Rodolfo Belo, identidade visual de Léo Coessens, intérprete Ser Libras, fotógrafo Nilmar Lage e técnica de Junio Endrik. O projeto conta com o apoio das Prefeituras Municipais de Timóteo, Marliéria e Dionísio, DaMa Espaço Cultural e Boca de Cena Ipatinga.
Cultura e memória para as infâncias
“O Parque” é um projeto de circulação de iniciativa da artista timotense Daniela Alves, que valoriza a memória da comunidade local, do patrimônio natural e promove a democratização do acesso à cultura, aproximando crianças da importância da preservação ambiental e da identidade cultural do Vale do Aço.
SERVIÇO
Espetáculo: O Parque – Espetáculo Musical para as Infâncias
Cidades da circulação: Timóteo, Marliéria e Dionísio (MG) – nas escolas beneficiadas pelo projeto
Ações previstas: 25 atividades entre apresentações, palestras e concurso cultural
Classificação: Livre
Público: Escolar
Entrada: Gratuita (Confira a programação completa no instagram @daniela.calves e @damaespacocultural)
Fomento: Edital 10/2024 – PNAB Minas Gerais