Os rinocerontes não gostam habitualmente de “festinhas”. Não é o caso de Najin, um rinoceronte branco do norte que nasceu em cativeiro e hoje, aos 34 anos de idade, vive no interior de uma vasta reserva de vida selvagem no Quénia. Foi lá que o esloveno Matjaz Krivic (@krivicmatjaz) a fotografou com o seu tratador, Zachary Mutai. As fotos ganharam o mundo depois que Krivic ganhou o concurso de Fotógrafo de Viagem 2022.
A amizade da rinoceronte e seu tratador, todavia, não é o único motivo que os torna tão especiais: Najin é hoje um dos dois últimos exemplares, ambos fêmeas, da sua espécie.
Najin, 32, é a mãe de Fatu, que agora é a única doadora restante no programa, que visa implantar embriões desenvolvidos artificialmente em outra espécie de rinoceronte mais abundante no Quênia. Não existe nenhum animal macho vivo dessa espécie.
Os rinocerontes brancos do norte costumavam vagar livremente em vários países da África oriental e central, mas seu número caiu drasticamente nos últimos anos devido à caça ilegal generalizada para conseguir os seus chifres, altamente comercializados na África e na Ásia.
A equipe chegou à decisão de aposentar a mais velha das duas mulheres restantes, Najin, de 32 anos, como doadora de óvulos”, em um comunicado alegando considerações éticas. A idade avançada de Najin e os sinais de doença foram levados em consideração.
Os cientistas esperam implantar embriões feitos a partir de espermatozoides congelados de machos falecidos em mães de aluguel. “Temos tido muito sucesso com Fatu… Até agora temos 12 embriões puros de rinoceronte branco do norte”, afirmou David Ndeereh, vice-diretor de pesquisa do Instituto de Pesquisa e Treinamento da Vida Selvagem, uma agência estatal do Quênia, à Reuters. “Estamos muito otimistas de que o projeto terá sucesso.”
A equipe espera ser capaz de entregar seu primeiro filhote de rinoceronte branco do norte em três anos e uma população maior nas próximas duas décadas.
FONTES:
https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-mundo/artigos/
https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2021