Card Deserto Particular

O CINEMA NACIONAL EM CARTAZ NO LOS PELÍCULAS

E o Los Películas Cineclube começou o ano de 2022 com uma proposta de programação itinerante, que estende até dezembro. Ao longo do ano serão realizadas seis exibições gratuitas, em espaços alternativos e nos teatros de Ipatinga. Tudo isso graças a aprovação de um projeto no Edital Exibe Minas, capitaneado por Márcio Castro, um dos curadores do Cineclube, utilizando recursos do Fundo Estadual de Cultura.

A primeira sessão aconteceu em março, no Garajão, com a exibição e debate do filme Ataque de Cães, que recebeu doze indicações ao Oscar 2022, cuja premiação veio para Melhor Direção, para Jane Campion, tornando-a a terceira mulher a levar uma estatueta para casa, nesta categoria. Esta foi a segunda indicação de Campion como diretora. A primeira foi em 1994 pelo filme O Piano, com o qual ganhou Oscar de Melhor Roteiro.

Cinema Nacional

Para a segunda sessão do projeto, que acontece no dia 06 de abril no Teatro Zélia Olguin, a curadoria do Los Películas escolheu Deserto Particular, representante do Brasil, na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional, no Oscar 2022.

Mesmo não tendo sido selecionada, a obra já é motivo de muito orgulho para o cinema brasileiro. Já foi premiado em diversos festivais, como Veneza, Prêmio de Público, Mix Brasil, Melhor Filme e Melhor Ator, para Pedro Fasanaro, TLVFest 2021 – The Tel Aviv Internacional LGBTQ Film Festival – Melhor Longa Internacional, e Premio Camilo, conferido ao melhor longa com temática LGBTQ, no Festival de Huelva – Cine Iberoamericano.

Dirigido por Aly Muritiba, que também assina o roteiro ao lado de Henrique dos Santos, o filme tem no elenco Antônio Saboia, Pedro Fasanaro, Thomas Aquino, Laila Garin e Cynthia Senek. O diretor destaca que esse é um filme de encontros e de amor. A onda de ódio contra as minorias, que assolou o pais nos últimos anos foi o que o motivou a escolher sobre o que seria meu próximo filme, explica o diretor em suas entrevistas.

O longa tem como protagonista Daniel, interpretado por Antônio Saboia, um policial exemplar, que reside em Curitiba e cuida do pai doente. É afastado do trabalho depois de cometer um erro, que coloca em risco sua carreira. Em meio a tantas conturbações tem como motivo de alegria suas conversas por aplicativo de celular com Sara, uma moça trans que mora no sertão da Bahia. É o desaparecimento súbito de Sara que faz com que Daniel resolva cruzar o país em busca de seu amor.

Para a psicanalista e professora universitária Camila Mendonça, que também assina a curadoria do Los Películas Cineclube, a obra protagonizada por Pedro Fasanaro e Antonio Saboia apresenta o cenário fragilizado das relações humanas, o quanto nossos preconceitos impactam a liberdade da outra pessoa. “Com a história, temos a oportunidade de acompanhar dois personagens em busca de dois sentimentos mais abstratos e procurados:  ser amado e ser livre. Mas como prosseguir no caminho do amor e da liberdade, se as questões latentes sociais tendem a recalcar o que nossos personagens estão procurando? Deserto Particular, como o próprio nome já sugere, é uma visita do espectador ao mais íntimo segredo de dois personagens na trajetória de seus infinitos particulares”, destaca Camila.

A curadoria do Los Películas Cineclube é assinada por Márcio Castro, Andres Gonzales, Enyaly Poletti, David Romeros, Camila Mendonça, Beto Oliveira, Gildário Mendes, Éderson Caldas e Marilda Lyra. Ingressos para 70ª sessão dos Los Películas Cineclube podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Centro Cultural Usiminas ou pelo site eventim.com.br. Informações na bilheteria do teatro (31) 3822.3031.

 

Serviço:
06 de abril de 2022, 19h30 Teatro Zélia Olguin
Deserto Particular / Los Películas Cineclube
2021, Drama, suspense / 2h05min / 14 anos
Direção: Aly Muritiba
Roteiro: Aly Muritiba e Henrique dos Santos
Elenco: Antônio Saboia, Pedro Fasanaro, Thomas Aquino, Laila Garin e Cynthia Senek.

Entrada Franca mediante retirada de Ingresso na bilheteria do teatro do Centro Cultural Usiminas ou pelo site eventim.com.br.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022