A AAPI reforça em sua campanha institucional do Novembro Azul um alerta contundente: o câncer de próstata continua sendo o tipo de câncer mais incidente entre os homens brasileiros, com estimativa de 71.730 novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Dados recentes do Ministério da Saúde revelam que o câncer de próstata é responsável por 48 mortes diárias no Brasil — um aumento de 21% na última década. A AAPI reforça que é fundamental a efetiva conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e a quebra de tabus que ainda afastam muitos homens dos consultórios médicos.
Relatório recente do INCA alerta para o crescimento de 32% nos atendimentos relacionados à doença entre homens com até 49 anos, entre 2020 e 2024. Isso reforça a necessidade de ampliar o diálogo sobre saúde masculina também entre os mais jovens.
“É fundamental que os homens compreendam que o cuidado com a saúde deve ser contínuo e preventivo. O câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente, tem mais de 90% de chance de cura”, destaca a diretoria da AAPI.
Além da incidência elevada, o câncer de próstata apresenta desigualdades regionais significativas: o Sudeste concentra quase metade dos casos (mais de 34 mil), seguido pelo Nordeste (21 mil), Sul (8,5 mil), Centro-Oeste (5 mil) e Norte (3 mil).
A AAPI convida toda a comunidade a vestir azul neste mês e cuidar da saúde como um ato de coragem, responsabilidade e amor à vida.



