GoodallEmbed_1657648879413_hpEmbed_3x2_992

NEM SÓ DE BARBIES COR DE ROSA E SEM NOÇÃO VIVE O MUNDO INFANTIL

A primatologista britânica Jane Goodall, antropóloga britânica que fez inúmeras descobertas sobre a espécie e mudou a maneira como o homem se relaciona com os primatas, acaba de realizar um antigo desejo: ter uma boneca Barbie em sua homenagem, inspirando meninas a se tornarem cientistas. “Eu queria uma boneca como eu antes mesmo de essa ideia surgir”, disse à agência Reuters. Com modelos diversos de bonecas, de astronautas a médicas, as meninas entendem que podem fazer suas escolhas, segundo Goodall. “Através desta parceria, espero inspirar a próxima geração de eco-líderes a juntar-se a mim na proteção do nosso planeta e relembrá-la que pode ser tudo o que quiser, onde quiser – no terreno, no laboratório e na mesa”, revela Jane Goodall.

A data de lançamento, 14 de julho, é o Dia Mundial do Chimpanzé e também o 62º aniversário da primeira viagem de Jane Goodall à floresta do Parque Nacional Gombe, na Tanzânia, onde começou a explorar o mundo dos chimpanzés.A boneca inspirada na cientista usa uma camisa cáqui, um par de binóculos e leva um caderno. Ao seu lado, Barbie Jane Goodall tem o chimpanzé David Greybeard, o animal que primeiro dela se aproximou. Aos 88 anos, ela é ativista ambiental. 

Lançada em parceria com o Instituto Jane Goodall, a boneca integra a linha de Mulheres Inspiradoras e as Barbies Profissões 2022. “As crianças precisam de mais exemplos como a Dra. Jane Goodall, porque imaginar que podem ser tudo aquilo que quiserem é apenas o começo – vê-lo faz toda a diferença”, explica Lisa McKnight, Vice-Presidente Executiva e Diretora Global da Barbie and Dolls da Mattel.

PROFISSÕES
Já a linha de Mulheres Inspiradoras presta tributo a mulheres corajosas que se predispuseram a correr riscos, mudar regras e abrir caminho para que as próximas gerações fossem capazes de sonhar mais alto. Além de Jane Goodall, estão também presentes nesta coleção Ida B. Wells, Maya Angelou, Billie Jean King e Eleanor Roosevelt, lembrando que as Profissões do Ano 2022 escolhidas para a linha de bonecas estão vinculada ao trabalho de conservação do planeta: Diretora de Sustentabilidade, Cientista de Conservação, Engenheira de Energias Renováveis e Defensora Ambiental. Todas as bonecas foram feitas a partir de plástico reciclado, recolhido nos oceanos, e têm certificação CarbonNeutral.

MULHERES INSPIRADORAS
A boneca faz parte da iniciativa “Mulheres Inspiradoras”, criada pela Mattel para celebrar mulheres que se destacam e que causaram impacto em campos de trabalho em que são sub-representadas.


Em 2021 a biomédica baiana Dra. Jaqueline Goes ganhou uma boneca Barbie feita, também, pelo projeto Mulheres Inspiradoras. A boneca negra, que usa jaleco e tem o cabelo crespo é uma grande inspiração para meninas negras que sonham em se tornarem cientistas, uma profissão que também é predominantemente masculina no Brasil.

Dra. Jaqueline Goes foi uma das responsáveis pelo sequenciamento genético do novo coronavírus, causador da Covid-19, num prazo de 48h. Até então, a média mundial para sequenciar o genoma do vírus SARS-CoV-2 era de 15 dias.

A Mattel, fabricante de brinquedos, também vai fazer uma parceria com o Jane Goodall Institute e o movimento Roots & Shoots, que trabalha questões ambientais com jovens e crianças.

FONTE: Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/07/pesquisadora-jane-goodall-ganha-uma-boneca-barbie-em-sua-homenagem/

https://ciclovivo.com.br/inovacao

https://www.educamaisbrasil.com.br/

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email