Musicaricando Orquestra do Futuro prepara Concerto Musical do projeto em Ipaba

Depois de 10 meses, crianças e adolescentes das escolas públicas de Ipaba irão apresentar resultado das aulas de música no dia 29 deste mês

As aulas de música e flauta doce do Projeto Musicaricando Orquestra do Futuro estão formando 120 estudantes, de 7 a 17 anos de idade, para tocarem instrumentos musicais e até participarem de bandas ou orquestras. Um Concerto Musical será realizado nesta sexta (29/05), às 15h, na Escola Municipal Padre João Geraldo Rodrigues (Centro, Ipaba), quando o projeto e as crianças e adolescentes participantes vão apresentar o resultado final das aulas.

A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CENIBRA, tem o apoio da Prefeitura de Ipaba e do Instituto CENIBRA, e realização do Instituto Cultural Ultra Jazz e do Governo Federal.

Lançado em julho de 2025, o Musicaricando promove o acesso aos estudantes a aulas semanais, no contraturno escolar, com todo material didático, incluindo apostila autoral, flauta doce e uniforme, fornecidos pelo projeto, que encerra em junho deste ano. Em novembro de 2025, os alunos participaram do seu primeiro recital. E desde fevereiro deste ano, o projeto conduz uma nova fase, preparando os alunos com o ensino de teoria musical.

Novo cenário

Para Andrelina Souza, diretora da Escola Municipal João Anício de Brito, que cedia as aulas do Musicaricando, o projeto chegou no momento em que a unidade de ensino mais precisava. Com a implantação do Programa Escola em Tempo Integral na escola, ampliando o acesso à educação básica em jornada estendida, o projeto Musicaricando foi incluído entre as atividades do contraturno escolar.

“Conseguimos reverter o cenário da escola e do desempenho dos estudantes incluindo o ensino de música e outras atividades. Evoluímos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), conseguimos trabalhar casos especiais, de alguns alunos. Muitos estudantes melhoraram as notas, desenvolveram habilidades que desconheciam por não terem condições de fazer aulas de música e estamos vendo muitos talentos se despontarem. Agradecemos muito a chegada do Musicaricando em nossa escola”, declara a diretora.

Musicaricando

A fim de promover a cultura, a educação e o impacto social por meio da música, o projeto Musicaricando Orquestra do Futuro valoriza a jornada de desenvolvimento de cada participante para que eles aprendam música de forma prazerosa, ressalta Everson Salazar, diretor artístico do projeto Musicaricando.

“Nesses 10 meses, nos concentramos em trabalhar a expressão pessoal, com atividades socioemocionais, conduzida por uma psicóloga, além do desenvolvimento cognitivo, que proporciona a melhoria da memória, a coordenação motora e o raciocínio, e a socialização. Por isso, temos obtido resultados impressionantes e faremos um lindo concerto musical”, detalha.

 

keyboard_arrow_up