Música, exposição e aprendizado no KomBlues

Evento aberto ao público e oficinas musicais marcaram o 2º Festival de Blues e Jazz de Cel. Fabriciano

Com uma programação diversa, gratuita e acessível, a segunda edição do “KomBlues – Festival de Blues e Jazz de Coronel Fabriciano” beneficiou cerca de 600 pessoas em suas atividades durante as últimas semanas. Teve oficinas musicais abertas para a comunidade, shows com duas super bandas, exposição de automóveis antigos e muita animação do público.

O evento foi realizado por meio do Edital de Chamamento Público Nº002/2024 – Seleção de Projetos culturais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à cultura PNAB (Lei 14.399/2022) da Cidade de Coronel Fabriciano – MG, com apoio da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, do Clube Clássico sobre Rodas, Cais – Casa de Artes e Inclusão Social – Ponto de Cultura e do Instituto Amarelo – Ponto de Cultura, com a realização da Criativo Produções e o Ministério da Cultura do Governo Federal.

As atividades tiveram início na terça, dia 08, no espaço de eventos do Instituto Amarelo – Ponto de Cultura, no bairro Santa Terezinha 1. No local foram realizadas as oficinas: “Harmonia jazzística: explorando sons e ritmo”, com Rodrigo Andrade; e a oficina “Ritmos brasileiros: aplicação de levadas, fraseados e técnicas”, com Guilherme Lopes. Participaram da oficina músicos da região, comunidade e alunos do Mais Música – Programa de Incentivo à Música Instrumental, que deram um show durante as atividades.

Participante da oficina e aluna do Mais Música, Emanuele Silva Assunção, de 12 anos, é fã dos estilos blues e jazz. “Fiquei muito feliz de aprender mais sobre esses estilos aqui na oficina e ver e ouvir de perto como os professores tocam. Fiquei ainda mais interessada e vou praticar em casa. Quero tocar tão bem quanto eles”, disse. Já Walter Honorato, pai da aluna Antonella, do Mais Música, também esteve presente nas oficinas e falou sobre a importância do aprendizado da música para as crianças. “É muito construtivo e aguça a curiosidade sobre ritmos e estilos musicais, além da socialização entre as crianças sobre um tema em comum que é a música. Eles trocam conhecimentos e crescem como futuros profissionais, isso é incrível de acompanhar como pai”, finalizou.

Na programação também foram realizadas, dia 17, as oficinas: “Blues Guitar: Improvisação e frases”, com Rick Kings; e “A Bateria do Blues: Compasso simples e composto”, com Juninho Ars, no Cais – Casa de Artes e Inclusão Social – Ponto de Cultura, no bairro Santa Cruz. Marcaram presença alunos dos projetos do Cais, comunidade e músicos da região.

Blues e Jazz na rua

No sábado, dia 12, foi a vez do Centro de Fabriciano ser palco do KomBlues, com um super show das bandas Low End Quartet e The Kitchen Door. A rua Angélica, próximo ao Dino’s Bar, recebeu além das bandas, uma exposição de automóveis antigos em parceria com o Grupo Clássicos Sobre Rodas, do Vale do Aço. Foram cerca de 50 veículos de colecionadores da região que encantaram o público.

 

As bandas tocaram clássicos do Blues e Jazz, além de releituras próprias e músicas autorais, destacando o talento dos artistas da nossa região. A banda Low End Quartet é composta por Guilherme Lopes no contrabaixo, Rodrigo Andrade no trombone, Pablo Anders no trompete e Kemely Rodrigues na bateria. A banda The Kitchen Door, tem Juninho Ars no vocal, Luciano Alvin no teclado, Thiago Quirino na bateria e Rick Kings na guitarra.

 

“Mais um sucesso do KomBlues com esta segunda edição e só temos a agradecer pela acolhida da comunidade de Fabriciano, com a participação nas oficinas musicais e no evento no Centro, que foi lindo. Reunir tantas pessoas assim com o mesmo objetivo de aprender a apreciar estes estilos musicais me faz acreditar ainda mais no potencial musical da nossa região. Somos gratos aos músicos professores que compartilharam seus conhecimentos e aos alunos que se dedicaram nas oficinas. E não podemos deixar de agradecer aos parceiros Clube Clássicos Sobre Rodas, Cais – Casa de Artes e Inclusão Social – Ponto de Cultura e Instituto Amarelo – Ponto de Cultura”, finalizou Bruno Minafra, gestor cultural da Criativo Produções.

KomBlues

A segunda edição do projeto cultural “KomBlues – Festival de Blues e Jazz de Coronel Fabriciano” foi acessível em Libras e propôs a promoção de artistas locais do segmento Blues e Jazz, apresentado em formato de festival com o objetivo de formar público e despertar o gosto pela música e pelos segmentos do Blues e do Jazz. A programação contou ainda com quatro oficinas musicais e com uma exposição de carros antigos em parceria com o tradicional Clube Clássico sobre Rodas.

 

keyboard_arrow_up