Projeto de 82,2 kWp de potência reforça o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento social, permitindo que a APAE direcione mais recursos para suas atividades essenciais e atendimento a mais alunos e famílias.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Timóteo será beneficiada com a entrega oficial de uma usina de energia solar, um projeto idealizado pela empresa Multiluz Solar, em parceria com a instituição financeira Sicoob Cosmipa, responsável por viabilizar o investimento. Com potência instalada de 82,2 kWp, a nova usina representa um marco significativo para a entidade, que passará a gerar sua própria energia limpa e renovável.
A inauguração da usina será realizada na sexta-feira (5), às 08h30, na sede da APAE Timóteo, localizada na rua Efigênia Pereira Bitencourt, nº 275, no bairro Timirim. O evento contará com a presença de diretores das empresas parceiras, como Geraldo Magela Ferreira, sócio-fundador da Multiluz Solar; Zélia Rabelo; presidente do Conselho de Administração da Sicoob Cosmipa; Vivian Nascimento, Diretora Administrativa e de Desenvolvimento da Sicoob Cosmipa; e integrantes da equipe da instituição.
Com uma geração estimada de 8.250 kWh por mês, o sistema fotovoltaico poderá proporcionar uma economia anual de aproximadamente R$99 mil na conta de energia elétrica da APAE. Este valor, que até então seria destinado a este custo operacional, poderá agora ser reinvestido nas atividades da associação, ampliando a possibilidade de atendimento e o cuidado oferecido a alunos e familiares assistidos na região.
Compromisso
A Multiluz Solar é a responsável pela instalação e comissionamento do sistema, tendo o compromisso com o sucesso do projeto a longo prazo. “Estamos comprometidos em acompanhar cada etapa, desde a instalação até o monitoramento remoto do sistema. Queremos que essa usina seja além de uma solução energética, um legado de cuidado e inclusão social”, afirma o diretor executivo da Multiluz Solar, Fábio Ferreira.
Cooperação
Este projeto é um exemplo claro de como a cooperação entre empresas e instituições de cunho social pode gerar resultados concretos e promover um impacto transformador. Segundo a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Cosmipa, Zélia Rabelo, a decisão de investir na instalação da usina solar na APAE de Timóteo teve como objetivo inicial a modernização da infraestrutura da instituição, mas vai além. “Acreditamos que essa ação possa servir de inspiração para que outras cooperativas e organizações adotem a energia solar como uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento sustentável. O maior ganho é ver a energia limpa se transformar em oportunidades para quem mais precisa”, destacou Zélia Rabelo.
Divisor de águas
A presidente da APAE de Timóteo, Vânia Lamas, celebra a parceria como um divisor de águas para a sustentabilidade financeira da organização. “Essa conquista permitirá a ampliação e melhoria dos serviços prestados à comunidade”, comemorou Vânia.