Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais

MINISTÉRIO PÚBLICO FAZ BALANÇO DA REPACTUAÇÃO SAMARCO

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realiza, hoje, às 17h, coletiva (híbrida) de imprensa para fazer um balanço sobre a atuação na tragédia da Samarco e abordará a fase inicial de repactuação da reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, no ano de 2015. O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, estará em Governador Valadares, no leste mineiro, onde* o procurador-geral e os promotores que compõem a força-tarefa atenderão os jornalistas.
Na última semana, o MPMG participou da reunião de lançamento do Edital da Audiência Pública com as pessoas atingidas, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em junho deste ano, a carta de premissas, para a condução da repactuação, foi assinada pelas instituições envolvidas no acordo em andamento. O documento foi elaborado pelo Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão, criado em janeiro de 2019, por portaria conjunta do CNJ e do CNMP.
Conforme dados do Observatório, a tragédia da Samarco é tratada em mais de 85 mil ações nas Justiças Federal, Estadual e do Trabalho, envolvendo as vítimas, a empresa Samarco e suas acionistas (as companhias Vale e a australiana BHP Billinton), a Fundação Renova, entidade criada pelas mineradoras, que é a responsável pela reparação dos danos, além de Ministérios Públicos, Defensorias e os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo e municípios de ambos os estados atingidos pelo acidente.
Outras informações serão divulgadas durante a coletiva.
Entrevistados no local: Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; e Coordenadora Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce, Hosana Regina Andrade de Freitas.
Online: Coordenador Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo, Leonardo Castro Maia, que participa da força-tarefa.
Local: Promotoria de Justiça / MPMG – Governador Valadares
Rua Marechal Floriano Peixoto, 635 – Centro – Governador Valadares.
Data: 17/08/2021  Horário: 17:00

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3