Meninas - Empoderamento e Cidadania

MENINAS: EMPODERAMENTO E CIDADANIA

A Fundação Aperam Acesita realizou neste mês a abertura da segunda etapa do projeto Meninas – Empoderamento e Cidadania. O evento marcou o início das ações que serão realizadas junto a mais de 100 adolescentes estudantes das escolas públicas de Timóteo.

O projeto tem como objetivo de contribuir para o empoderamento de meninas de 12 a 18 anos incompletos. Além disso, a iniciativa tem como proposta criar um ambiente de educação para que as adolescentes desenvolvam suas habilidades na garantia de seus direitos de cidadã, na promoção da equidade de gênero, buscando fortalecer o papel de liderança em espaços formais e informais, para que se tornem protagonistas na construção de sua história e do meio em que vivem.

Por meio de encontros, as alunas têm contato com profissionais qualificados, focados em liderança, protagonismo, além de ser complementar a educação formal as estudantes.

“O empoderamento dessas jovens se dá por meio de expandir as possibilidades, e ampliar a capacidade para novos caminhos. Por meio dos encontros, são criadas novas conexões, onde são apresentadas a elas o seu protagonismo dentro da sociedade”, relata a Coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Vera Antunes.

O Meninas – Empoderamento e Cidadania, estimula as habilidades na garantia de direitos de cidadãs. Além disso, o projeto também busca fortalecer o papel de liderança em espaços formais e informais, para que se tornem protagonistas na construção de sua história e do meio em que vivem.

Participante da primeira etapa do projeto realizado no ano passado, Ana Caroliny Marfori, de 16 anos, foi a mestre de cerimônia do evento. Aluna da E.E. João Cotta, conduziu e compartilhou um pouco da sua experiência no projeto com o público.

“Podemos ir muito além do que imaginamos e sonhamos. O principal é sermos tratadas com igualdade, sermos reconhecidas pelo nosso valor, pela nossa capacidade, pela nossa força, pela nossa superação de vida e pela superação da nossa história”, destacou Ana Caroliny.

O Projeto Meninas – Empoderamento e Cidadania é viabilizado com recursos captados junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, via Edital Fundos da Infância e Adolescência – FIA 2020 do Itaú Social.

“Nós temos como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade de ensino de crianças e adolescentes. Por meio do Meninas – Empoderamento e Cidadania, nós damos a esse público a oportunidade desenvolverem plenamente, enfatizando suas potencialidades”, destaca a Gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg Macedo

Para Rosanna Moura, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo, “A Prefeitura de Timóteo recebe de braços abertos iniciativas como essa. Projetos que visam o protagonismo dessas meninas, que em breve se tornarão mulheres e que irão traçar suas próprias histórias”, finaliza.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022