DSC_0005

MEDICINA OCUPACIONAL: MUITO ALÉM DO EXAME PERIÓDICO

Responsável por resguardar a qualidade de vida dos colaboradores e tudo o que envolve a rotina laboral, a saúde ocupacional vai além de questões obrigatórias por lei. Muitas vezes, a rotina do dia a dia impede o funcionário de olhar para a própria saúde e é papel da medicina do trabalho o auxiliar. Na Unimed Vale do Aço, o assunto é levado a sério.

“A presença do médico do trabalho vai além de cumprir a legislação. Nosso papel é criar uma proximidade com os colaboradores e reforçar, seja por meio dos exames de retorno ao trabalho após um afastamento ou do periódico, a importância do trabalhador cuidar da própria saúde”, explicou o médico do trabalho, cooperado da Unimed Vale do Aço, Dr. Jadson Dias.

O especialista explicou que nem sempre a visita ao médico do trabalho é levada a sério. “Há uma questão cultural que torna a ida como uma obrigação, e o médico acaba perdendo seu papel de acolher o funcionário e de cuidar de sua saúde. Cada ida ao médico do trabalho, é uma oportunidade de eventuais problemas de saúde serem detectados, de exames que nem sempre são feitos serem realizados e dessa forma o colaborador mantém o monitoramento de sua saúde em dia. Patologias pré-existentes, patologias futuras e recomendações que auxiliam na qualidade de vida”, afirmou o médico.

Um exemplo de colaborador que mudou hábitos após a ida ao médico do trabalho é o coordenador do setor de Comunicação e Marketing, Guilherme Paviône. “Eu já sabia que estava acima do peso, mas não pensava que poderia ter outros problemas de saúde. Ao realizar o exame periódico, recebi um alerta do médico em relação a minha saúde e eventuais problemas de saúde que poderia ter em decorrência do meu estilo de vida. A partir disso mudei minha alimentação, comecei a participar do programa desenvolvido pelo SESMT e Saúde Integral, o ‘Você mais leve’ e já perdi 30kg em quatro meses”, afirmou.

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022