DSC_0005

MEDICINA OCUPACIONAL: MUITO ALÉM DO EXAME PERIÓDICO

Responsável por resguardar a qualidade de vida dos colaboradores e tudo o que envolve a rotina laboral, a saúde ocupacional vai além de questões obrigatórias por lei. Muitas vezes, a rotina do dia a dia impede o funcionário de olhar para a própria saúde e é papel da medicina do trabalho o auxiliar. Na Unimed Vale do Aço, o assunto é levado a sério.

“A presença do médico do trabalho vai além de cumprir a legislação. Nosso papel é criar uma proximidade com os colaboradores e reforçar, seja por meio dos exames de retorno ao trabalho após um afastamento ou do periódico, a importância do trabalhador cuidar da própria saúde”, explicou o médico do trabalho, cooperado da Unimed Vale do Aço, Dr. Jadson Dias.

O especialista explicou que nem sempre a visita ao médico do trabalho é levada a sério. “Há uma questão cultural que torna a ida como uma obrigação, e o médico acaba perdendo seu papel de acolher o funcionário e de cuidar de sua saúde. Cada ida ao médico do trabalho, é uma oportunidade de eventuais problemas de saúde serem detectados, de exames que nem sempre são feitos serem realizados e dessa forma o colaborador mantém o monitoramento de sua saúde em dia. Patologias pré-existentes, patologias futuras e recomendações que auxiliam na qualidade de vida”, afirmou o médico.

Um exemplo de colaborador que mudou hábitos após a ida ao médico do trabalho é o coordenador do setor de Comunicação e Marketing, Guilherme Paviône. “Eu já sabia que estava acima do peso, mas não pensava que poderia ter outros problemas de saúde. Ao realizar o exame periódico, recebi um alerta do médico em relação a minha saúde e eventuais problemas de saúde que poderia ter em decorrência do meu estilo de vida. A partir disso mudei minha alimentação, comecei a participar do programa desenvolvido pelo SESMT e Saúde Integral, o ‘Você mais leve’ e já perdi 30kg em quatro meses”, afirmou.

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email