MÁRIO DE CARVALHO NETO E ELVIRA NASCIMENTO (1)

MÁRIO E ELVIRA LANÇAM LIVRO HISTÓRICO E FOTOGRÁFICO SOBRE CIDADES DO MÉDIO PIRACICABA

O historiador Mário de Carvalho Neto e a fotógrafa Elvira Nascimento lançam mais um relevante trabalho editorial sobre Nova Era, São Domingos do Prata e João Monlevade

Após cerca de três anos de intensa pesquisa historiográfica, garimpagem e interpretação de fotografias históricas e produção de fotografias atuais, o livro “Cidades do Médio Piracicaba, Nova Era, São Domingos do Prata, João Monlevade, Ontem e Hoje” será lançado nas três cidades retratadas, e no Vale do Aço. Sob a chancela da Lei Rouanet, e patrocinado pela Cenibra e Univale Transportes, com apoio do Sicoob Credimepi, Emalto, Cerca e Cia, Fortfrio, Associações comerciais e CDLs de Nova Era e São Domingos do Prata, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Nova Era, Restaurante Búfalo Bill, Mecânica Neubert, Tribuna do Prata e da revista Caminhos Gerais, o livro com encadernação em “capa dura”, foi impresso pela Rona Editora, em Belo Horizonte.

O livro “Cidades do Médio Piracicaba, Nova Era, São Domingos do Prata, João Monlevade, Ontem e Hoje”, conta um pouco da história das três cidades, ilustrado com fotografias históricas e atuais, sendo as atuais, produzidas no mesmo local, propiciando ao leitor comparar o presente com o passado, e refletir mediante de uma leitura mais aprofundada sobre as transformações ocorridas, principalmente nos aspectos urbanos.

Este livro é mais um projeto bem sucedido da dupla Mário e Elvira, diretores da MCN Comunicação e Editora, produtora da revista e do portal Revista Caminhos Gerais.

Em 2015, eles lançaram juntos outro livro histórico fotográfico de grande sucesso, o “Vale do Aço, Antes e Depois”, esgotado pouco tempo após seu lançamento. A publicação, diferente da atual, não contou com patrocinadores, sendo realizada com recursos próprios. Segundo Mário, foi oferecido a algumas empresas da região, a impressão de sua logomarca na folha de agradecimento, caso essa se comprometesse a comprar 10 ou mais livros, com pagamento programado para o dia da entrega dos mesmos. Ao alcançar o valor da impressão na pré-venda, o livro foi impresso e lançado na Fundação Aperam Acesita. Segundo autor, o livro ainda é procurado até os dias atuais.

Mário ressalta que por meio do comparativo fotográfico entre o passado e o presente, o livro resgata para a geração atual um pouco da cidade que seus antepassados ajudaram a construir e a cidade que essa geração está construindo, com as intervenções na busca de uma representação do moderno.

“O processo de transformação contínua que as cidades vêm sofrendo, nem sempre oferece como contrapartida, a tão desejada qualidade de vida. Por meio da leitura e observação entre as ricas imagens do passado e do presente, onde se confronta hábitos, costumes, objetos, atividades, mobilidade, adensamento populacional, o leitor é motivado à reflexão sobre a cidade onde vive, se foi ideal, se é ideal ou se está destinada a ser ideal” avaliou Mário.

Segundo Elvira, apesar das fotografias atuais se limitarem à buscar o enquadramento o mais próximo possível das fotografias históricas, focadas nas transformações dos aspectos urbanos e industriais, o trabalho a propiciou um conhecimento mais aprofundado sobre as três cidades, com fortes indicativos social, econômico e cultural.

Mário destaca também, o que ele atribui o alto valor cultural do livro, as fotografias de Diló, presente em grande parte de suas páginas. Diló é um dos maiores mestres da fotografia dos anos 1940 e 50. Nascido em Nova Era, Ilídio Benevenuto Costa, que dedicou sua vida profissional a fotografar todo o Médio Piracicaba, mudou-se para João Monlevade, para atender principalmente a Cia. Siderúrgica Belgo Mineira. “Prestamos uma homenagem ao mestre Diló no final do livro, onde reiteramos nossos agradecimentos aos seus familiares por nos ceder tão rico acervo fotográfico, pontuou Mário.

Os livros estão à venda nas seguintes bancas:

Nova Era: Banca da Rodoviária

São Domingos do Prata: Banca da Praça da Matriz

João Monlevade: Banca da Praça Sete de Setembro.

E nas livrarias do Vale do Aço

Mário Carvalho Neto/Editor
Revista Caminhos Gerais
MCN Comunicação e Editora
Av. Dr. Pedro Nolasco, 480 – Centro
Coronel Fabriciano – MG – CEP. 35170.300
(31) 99966.6920

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3