MARCOS ANTHONY, UMA LIÇÃO DE VIDA

O arquiteto (ele foi o primeiro deficiente auditivo a se formar em arquitetura no país) e artista plástico Marcos Anthony já teve trabalhos expostos na Espanha e nos EUA, mas é nas salas de aula que ele tem tido seus momento mais do que gratificantes. É quando seu Projeto Marcos Anthony, em conjunto com a professora Fernanda Silva, espalha arte entre alunos de uma escola de Timóteo. A ideia de Fernanda incluiu Marcos em um trabalho que ela já havia implantado, de apresentação de pintores famosos e posterior laboratório de experimentações, com cada um pintando seu quadro a partir do que era visto e sentido na apresentação.

Com Marcos, foi possível que o próprio artista estivesse presente fisicamente na sala de aula, compartilhando ensinamentos com as crianças. São dele as palavras de agradecimento: Agradeço em primeiro lugar à Deus por ter vindo ao mundo com a surdez, que pra mim é um mínimo detalhe que não interferiu em nada na minha vida! Muito pelo contrário me impulsionou a ser um grande homem e mais forte! À Professora Fernanda Silva por ter desenvolvido esse belíssimo projeto que me proporcionou momentos inesquecíveis! Aos anjos terráqueos e espirituais que alegraram mais ainda esse dia! Aos meus pais que me criaram com muito amor e INDEPENDÊNCIA!!!! Por terem me ensinado, acreditado em mim e por ter soltado ao mundo para que eu possa caminhar com as minhas próprias pernas e superar as barreiras do mundo! Enfim conquistar o mundo através da arte!” 

Conheça um pouco da história do Marcos Anthony aqui, ou acesse o site dele (www.marcosanthony.com):

MARCOS ANTHONY NASCEU EM TIMÓTEO, VALE DO AÇO, MINAS GERAIS – BRASIL. FILHO DE UMA DAS FAMÍLIAS MAIS QUERIDAS DA CIDADE. POSSIVELMENTE, FOI O PRIMEIRO ARQUITETO SURDO DE MINAS GERAIS E UM DOS PRIMEIROS DO BRASIL.

ESTUDOU EM ESCOLA REGULAR, DESENVOLVENDO RAPIDAMENTE A ORALIZAÇÃO. VIVEU ATÉ OS DEZOITO ANOS EM TIMÓTEO, MUDANDO-SE, SOZINHO PARA BELO HORIZONTE.

NA CAPITAL MINEIRA, BACHARELOU-SE PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC-MG). NO AMBIENTE ACADÊMICO, SENTIU-SE DEFINITIVAMENTE LIBERTO DO QUADRO DE EXCLUSÃO SOCIAL, APRENDENDO E ENSINANDO COM CADA OBSTÁCULO QUE A VIDA LHE APRESENTAVA…

O FATO DE NASCER E CRESCER NO MAIS RECÔNDITO “SILÊNCIO”, PODERIA TER FEITO DE MARCOS UMA PESSOA TRISTE E LIMITADA, MAS, AO CONTRÁRIO, SERVIU PARA APRIMORAR O SEU IMENSO TALENTO ARTÍSTICO.

NUNCA SE SENTIU “DIFERENTE” OU MENOS CAPAZ POR SUA LIMITAÇÃO AUDITIVA. SEGUIU COM DETERMINAÇÃO E ALEGRIA DE VIVER RUMO ÀS SUAS METAS, SEUS OBJETIVOS. ERA A LUZ DO ARTISTA BRILHANDO EM SUA ALMA!

O QUE PARA A MAIORIA É “SILÊNCIO”, PARA MARCOS É O “SOM DA ARTE”. SOM QUE O FAZ ENTREGAR-SE AO ENCANTO DAS CORES, FORMAS E SONHOS. DESDE OS SETE ANOS DE IDADE, SE ARRISCAVA NAS PINCELADAS DE ÓLEO SOBRE TELA, ENCANTANDO A TODOS.

COM O PASSAR DO TEMPO, SURGE, PARA O DELEITE DOS APRECIADORES DA ARTE, AQUELE QUE, COM O ENTUSIASMO DE CRIANÇA E MÃOS FIRMES DE ADULTO, NOS BRINDARIA COM O MELHOR DE SI: SUA FORÇA POÉTICA E ARTÍSTICA!

O BRASIL GANHAVA UM ARTISTA DE EXPRESSÃO RECONHECIDO TANTO EM NOSSO PAÍS COMO NO EXTERIOR, JUNÇÃO PERFEITA DO ARQUITETO COM O ARTISTA PLÁSTICO. SÃO FRUTOS DE UM SÓ DOM RECEBIDO DO CRIADOR, E MARCOS ANTHONY DESEMPENHA AS DUAS FUNÇÕES COM A DESENVOLTURA E GENIALIDADE QUE SEMPRE LHE FORAM PECULIARES.

A ARTE É A EXPRESSÃO MAIOR DO SEU IMENSO AMOR PELA VIDA. ELA NÃO SE PRENDE A UM MESMO TEMA OU ESTILO; É UM ESTILO SOMATÓRIO DE ECLETISMO, DIVERSIDADE ÉTNICA, EXPRESSÃO DA “MULTIFACE”, VERSATILIDADE DA HISTÓRIA DA ARTE DO MUNDO. NO ESTILO CRIADO PELO PRÓPRIO ARTISTA, HÁ UMA MISTURA DE FOVISMO, MODERNISMO E EXPRESSIONISMO.

A CADA DIA, SUA VISÃO DE BELEZA E HARMONIA DAS FORMAS DILATA-SE! SUA GENEROSIDADE DE ARTISTA SE EXPANDE! SEU APURADO SENTIDO DE PLASTICIDADE TEM SIDO NOTÁVEL.

TRATA-SE DO DESPERTAR DE UMA ARTE ECLÉTICA E VERSÁTIL, QUE EXPLORA VÁRIOS TEMAS EM UM ESTILO PRÓPRIO DE UMA ALMA QUE PERMANECE EM FESTA, CELEBRANDO A VIDA E O DOM RECEBIDO. “DEUS QUER, O HOMEM FAZ, A OBRA ACONTECE.” E ASSIM SE FEZ!

O ARTISTA CAPTURA OS FATOS NÃO DA FORMA RACIONAL, MAS TRANSCENDE A REALIDADE, DESVELANDO A ESSÊNCIA DO FENÔMENO, ALGO QUE SÓ OCORRE DEVIDO À SENSIBILIDADE E BELEZA DA SUA LUZ INTERIOR.

O “SILÊNCIO” NÃO FOI MOTIVO PARA FREAR OS SONHOS E A SUA CAPACIDADE TELEOLÓGICA. ULTRAPASSOU COM SEUS PINCÉIS CORES E TALENTO, O QUE PARA MUITOS PODERIA SER UM OBSTÁCULO INTRANSPONÍVEL. POR ACREDITAR EM SI MESMO, MARCOS ANTHONY SUPEROU A BARREIRA DO SOM PARA SE TORNAR, MAIS DO QUE UM GRANDE ARTISTA, UM GRANDE HOMEM!

 

 

keyboard_arrow_up