_MG_9842

MAIS UM ENCONTRO DE PALHAÇOS DE IPATINGA/FESTIVAL ONLINE

Circo Teatro Fool muda o formato, mas mantém viva a tradição de brincar de palhaço.

O “Encontro de Palhaços de Ipatinga” é um dos eventos mais importantes do calendário Cultural do Vale do Aço, realizado sempre no dia 10 de dezembro, data em que comemora-se o dia do palhaço em todo o país. Criado e produzido pelo Ator e Circense Luís Yuner, CEO do Circo Teatro Fool, o “Encontro de palhaços” reúne milhares de pessoas todos os anos no Parque Ipanema, se consagrando um dos eventos mais aguardados pelo público. Assim como o próprio Circo, o “Encontro” vem se modificando ao longo dos tempos, e durante a pandemia não seria diferente. Em dezembro de 2020 o evento não pôde ser realizado com a platéia, porém, o Circo Fool criou a “Carreata da Alegria”, um cortejo circense que coloriu as ruas da cidade e trouxe um pouco de Alegria para as crianças de diversos bairros. Em 2021, e pela primeira vez ao longo desses 15 anos, o evento ocontecerá no mês de maio, de forma online, via Edital 16/2020 Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais no âmbito do Estado de Minas Gerais, nos termos da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

Os espetáculos são exibidos gratuitamente no Canal do Circo Fool no Youtube, e ficarão disponiveis até Dezembro de 2021.

O Festival online antecipa as comemorações pelo dia do palhaço do Vale do Aço, mas vale ressaltar que em 10 de Dezembro de 2021 ocorrerá tradicionalmente o “Encontro de Palhaços”.

A programação online começou no último dia 07 de Maio e se estende até o dia 30, com 20 atrações, entre espetáculos e cenas curtas de várias Cias do Brasil, bate papo de palhaçarias, lives e um evento itinerante que vai percorrer abrigos da cidade, além de ruas de diversos bairros, levando alegria para as crianças com toda a segurança do distanciamento social, já que o evento será realizado em trio elétrico.

 

Serviço: 15* Encontro de palhaços de Ipatinga – Festival Online de palhaçaria / 2021

Período: 07 á 30 / 05/ 2021

Realização: Luís Yuner e Circo Teatro Fool

Plataforma: YOUTUBE/CIRCOFOOL

RELAÇÃO DOS ESPETÁCULOS SELECIONADOS

DA LAJE A LONA – Weslley Vieira Barboza / São Paulo SP

SHOW DE BOLA – Luix Équixx/ Rio de Janeiro RJ

OBJETOS SUJEITOS – Marcelo Alessio/ Belo Horizonte MG

SORRISO VÍRUS – Bianca Lima/ Curitiba PR

MISTÉRIOS – Palhaça Siriema/ Curitiba PR

SUBSTANTIVO FEMININO PLURAL – Grupo Farroupilha / Ipatinga MG

A MALA MÁGICA – Luiza di Resende/ Ipatinga MG

SKARLATE SOZINHA – Karina Flor/

DESCOBRINDO A QUARENTENA – Matheus Felipe /São Paulo SP

PERIPÉCIAS COM UM BAMBOLÊ – Matheus Fernandes Teixeira – Ipatinga MG

PALHAÇO CHEROSINHO – Presidente Prudente SP

VISUAL COMEDY SHOW : DOSE DUPLA – Piriquitovisk e Ratinha/Rio de Janeiro RJ

CHICA PAR(T)INDO – Amanda Aloysa Alves – Uberlândia MG

CHALUPA CIRCUSCia Chalupa – São Paulo SP

SHOWZAÇAS, SHOW DE PALHAÇAS, FAKE LIVE – Minha Companhia Coletiva Artística/ Belo Horizonte MG

NOSSO GRANDE ESPETÁCULO – Adorável Companhia / Guapimirim RJ

CONCERTO EM RÉ – Grupo Maria Cutia /Belo Horizonte MG

ESTADO VEGETATIVO – Pedro Barroso / Santana do Paraíso MG

REPRISES PAREADAS – Circo Rodado /Curitiba PR

SHOW DO RISADINHA – José Rodrigues de Sousa /Ipatinga MG

 

 

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

 

O que é o Encontro de palhaços? Como surgiu?

É uma mostra de variedades em formato de espetáculo circense, em homenagem aos palhaços e palhaças do Brasil, composta por artistas de diversos seguimentos, sobretudo palhaços, que se apresentam voluntariamente, sempre no dia 10 de dezembro, brindando o dia do palhaço, na cidade de Ipatinga MG. Idealizado pelo ator e circense Luís Yuner, e produzido pelo Circo Teatro Fool, O “Encontro de palhaços de Ipatinga” teve sua primeira edição em 10 de dezembro de 2007, data em que comemora-se o dia do palhaço em todo o país. Nesta ocasião, os palhaços Petit Gatão (Luís Yuner) e Risadinha (José Rodrigues) apresentaram diversas esquetes e números clássicos do circo na praça primeiro de maio, em Ipatinga. No ano seguinte outros narigudos e personagens teatrais se juntaram a comemoração, realizando um cortejo Circense com Charangas tradicionais, faixas e cartazes, Saindo da Estação memória, passando pela avenida 28 de Abril, e finalizando com um grande show na praça primeiro de maio. Este evento é também uma oportunidade de aprimoramento para alguns artistas, que criam cenas inéditas e utilizam o nosso picadeiro como um grande laboratório de experimentação, por que neste encontro o que vale é a brincadeira.

 

Mudança no Formato ao longo dos anos

De 2007 á 2012 o evento aconteceu na praça primeiro de maio, sempre nas manhãs do dia 10 de dezembro. Em 2013, com o crescimento do evento e a participação de vários artistas com números e cenas que necessitavam de recursos técnicos mais elaborados, decidimos mudar o formato e local de apresentação, criando o “Cabaré dos palhaços”, uma mostra de variedades que faz parte do “Encontro de palhaços de Ipatinga”, com a finalidade de organizar cenicamente tudo aquilo que vínhamos realizando de forma aleatória na praça.

Transferimos o “Encontro de palhaços” para o Teatro de Arena do Parque Ipanema, que eventualmente por questões meteorológicas acontece no Galpão 1 do mesmo parque. Esta mudança foi importantíssima para o fortalecimento da arte circense na cidade, pois tanto os artistas, quanto o publico ganharam um pouco mais de comodidade e recursos técnicos que melhoraram as performances do show e fizeram deste evento um marco na história da cidade, sempre com plateias lotadas, composta por pessoas de todas as idades que amam e se divertem com a nobre arte da palhaçaria! ENCONTRO DE

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email