LOS PELÍCULAS TRAZ OS BANSHEES DE INISHERIN HOJE, NO BAR DA SANTA

Cineclube exibe mais um indicado ao Oscar 2023 nesta segunda (13), no Centro Comercial do Bairro Cariru.
De volta com suas sessões mensais o Los Películas Cineclube realiza a segunda exibição do ano apresentando mais um indicado à 95ª edição do Oscar 2023. Nesta segunda, 13 de março, a partir das 19h30, o Bar da Santa recebe os aficionados pela sétima arte, para assistir e comentar o drama cômico Os Banshees de Inisherin. A sessão integra a programação do projeto aprovado pelo Edital Arte Salva – Exibe Minas, utilizando recursos do Fundo Estadual de Cultura, do Governo de Minas Gerais e capitaneado pelo curador e fundador do Los Películas Márcio Castro.
Melhor Filme, Direção – Martin MacDonagh, Ator – Colin Farrell, Ator Coadjuvante – Brandan Gleeson e Barry Keoghan, Atriz Codadjuvante – Kerry Condon, Roteiro Original, Trilha Sonora Original e Montagem, são as 09 categorias que o longa concorre nesta edição do Oscar. Marca o retorno da parceria do diretor Martin MacDonagh com Colin Farrel e Brendan Gleeson.
A história se passa durante a Guerra Civil Irlandesa, 1923, na fictícia Inisherin. O personagem Pádraic, interpretado por Colin Farrell, é um homem extremamente gentil. Sua amizade com Colm (Breendan Gleeson), amigo de longa data é quebrada após o surgimento do conflito no país. Pádraic, confuso e devastado, tenta reatar o relacionamento com o apoio de sua irmã Siobhan (Kerry Condon), que junto com Dominic (Barry Keoghan), filho do policial local, tem suas preocupações dentro da pequena ilha. Mas quando Colm lança um ultimato chocante para tornar suas intenções realidade, os eventos começam a se intensificar.
Curta de abertura – Meu Amigo Nietzche
O Los Películas retoma em 2023 sua proposta de sempre exibir um curta metragem, antes da exibição do filme principal da noite. E o escolhido para esta segunda é Meu Amigo Nietzche, obra dirigida por Fáuston da Silva, que obteve o reconhecimento do público e da crítica especializada em muitos festivais de cinema no Brasil e no exterior.
Lançado em 2012 traz um enredo curioso para discutir o analfabetismo funcional que prejudica a educação brasileira. O filme acompanha o desenvolvimento do menino Lucas que encontra no lixão um exemplar do livro “Assim Falou Zaratustra” de Nietzsche e começa a ler a obra. A partir de então, o “amigo Nietzsche” passa a lhe ensinar o caminho da superação.
Apesar da impressionante melhora na aprendizagem, sua professora, preocupada, parafraseia Nietzsche para referir-se a Lucas: “ele não é mais um garoto, é uma dinamite”. A narrativa oscila entre situações divertidas e cenas poéticas. Dirigido com sensibilidade, o curta-metragem é uma breve apresentação da filosofia de Nietzsche, que exorta o homem a abandonar sua condição de fraqueza, pavimentando o caminho que leva ao super-homem — um dos conceitos fundamentais do filósofo.
O local onde ocorre a história, bem como seus personagens, representam a condição que, segundo o filósofo, a própria humanidade se colocou: pobreza, impotência, fanatismo religioso e vigilância moral são elementos que surgem para contrastar com a “filosofia de potência” de Nietzsche.
Serviço:
Los Películas Cineclube
13/03/2023 – Bar da Santa (Centro Comercial do Cariru) – 19h30
Entrada Franca

Curta de abertura: Meu Amigo Nietzche
Direção: Fáuston da Silva
Brasil/2012 – Duração: 15min
Classificação Indicativa: Livre
Longa: Os Banshees de Inisherin
Direção: Martin MacDonagh
Irlanda/Reino Unido/EUA – 2022
Duração: 114min
Classificação Indicativa:16 anos

keyboard_arrow_up