Comemoração 5 anos Plateia de Bacurau em 2019

LOS PELÍCULAS CINECLUBE COMEMORA 7 ANOS DE ATIVIDADE. SABE COMO?

Sessão comemorativa apresenta Marighella, filme que marca a estreia de Wagner Moura como diretor
Depois de um ano e dez meses sem exibições presenciais, o Los Películas Cineclube retoma as atividades para comemorar 7 anos de fundação. E como acontece a cada aniversário a sessão comemorativa recebe uma grande obra do cinema nacional, Marighella, que marca a estreia de Wagner Moura como diretor e chegou nas salas de cinema do Brasil em 04 de novembro deste ano.

O filme passou por importantes festivais de cinema mundo afora antes de chegar por aqui. Já na primeira semana de exibições levou mais de 100 mil espectadores às salas de cinema. O longa metragem foi gentilmente cedido pela O2 Filmes, para esta sessão comemorativa, que acontece a partir das 19 horas do dia 21 de novembro, no teatro Zélia Olguin.

Carlos Marighella

Carlos Marighella nasceu em Salvador (BA), em 1911. Seu ingresso na política e militância teve início em 1931, ano em que entrou para o curso de Engenharia Civil, na Escola Politécnica da Bahia. Ingressou no PCB em 1934 onde se manteve como militante ativo, influenciando outros grupos políticos. Foi o principal nome da guerrilha comunista no Brasil, durante o regime militar.

Desde sua morte, em 04 de novembro de 1969, muito se tem produzido sobre sua vida. Foram 14 filmes, músicas e livros com relatos sobre sua trajetória na cena política nacional. A obra mais recente é o longa produzido por Wagner Moura, que se inspirou no livro do jornalista Mário Magalhães, lançado em 2012, onde o autor reconstitui boa parte da vida de Marighella, passando por sua criação, família, prisão, assaltos a bancos e morte.

Gravado em 2017, o longa marca a estreia de Wagner Moura na direção, que também assina o roteiro, junto com Felipe Braga. No elenco Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Glagliasso, Herson Capri, Ana Paula Bouzas, Bella Camero, dentre outros.

 

O Cineclube Los Películas

O Los Películas foi criado em 2014 por um grupo de amigos, aficionados por cinema, que se reuniam uma vez por mês, para assistir e debater obras fora do circuito comercial. Aos poucos o grupo foi crescendo e hoje, o Los Películas chega aos 7 anos de atividades com números expressivos: são 643 membros, mais de 66 títulos exibidos, vindos de 27 países e 6870 minutos de exibições.

Márcio Castro, um dos curadores do cineclube, destaca que, mesmo na pandemia o cineclube continuou realizando os encontros, mas de forma virtual. “Ao longo de 2020 realizamos cerca de 14 sessões virtuais, com o mesmo formato do presencial, ou seja, com debates logo após cada exibição. Em 2021 conseguimos realizar a 1ª Mostra Audiovisual do Los Películas, que reuniu, em uma semana de exibições, 10 títulos produzidos no Vale do Aço. Para 2022 já estamos preparando novidades, pois o Los Películas foi aprovado no Edital Exibe Minas. Estamos aguardando a liberação dos recursos para darmos início a uma programação especial”, destaca o curador.

Os ingressos para a sessão comemorativa já estão esgotados. Márcio salienta que em função da duração do longa, 2h39 minutos, a exibição do dia 21 de dezembro vai começar pontualmente às 19 h. “Pedimos a todos que retiraram ingressos que cheguem mais cedo no teatro. A portaria será aberta às 18h30 para evitarmos atrasos”, destaca Márcio.

A sessão comemorativa dos 7 anos do Los Películas é dedicada ao Professor Francisvaldo Feitosa, membro efetivo do Cineclube, que lamentavelmente faleceu em 2021, vítima da Covid 19. A curadoria do Los Películas é assinada por Márcio Castro, Camila Mendonça, David Romeros, Andrés Gonzales, Beto de Oliveira, Gildásio Mendes, Enyaly Polleti, Éderson Caldas e Marilda Lyra.

 

Serviço:
Los Películas Cineclube 7 anos / Sessão Comemorativa
21 de dezembro 2021, 19h, Teatro Zélia Olguin
Entrada Franca Mediante Retirada de Ingresso
Filme: Marighella
2019, Drama, Biografia, Histórico, 2h39, 16 anos
Direção: Wagner Moura
Roteiro: Felipe Braga, Wagner Moura
Baseado no livro “O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo” de Mário Magalhães
Elenco: Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Glagliasso, Herson Capri, Ana Paula Bouzas, Bella Camero, dentre outros.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022