José Mujica: enquanto puder, continuarei lutando

O ex-presidente do Uruguai José Mujica anunciou na semana passada que tem um tumor no esôfago. Em entrevista coletiva, Mujica afirmou que encontrou a doença na sexta-feira (26), ao fazer um check-up médico.

Diante de líderes políticos, ativistas e familiares, ele disse: “Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Desta vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece”.

“Enquanto puder, continuarei lutando (…) Enquanto tiver ânimo, continuarei”, disse Mujica.

“Quero dizer às meninas e aos meninos que a vida é bela, que se gasta e vai embora. O cerne da questão é recomeçar cada vez que se cai e, se houver raiva, transformá-la em esperança e lutar pelo amor, não se deixar enganar pelo ódio. Ninguém se salva sozinho”, disse o ex-presidente uruguaio.

O estado clínico de Mujica, segundo ele, impõe dificuldades para quimioterapia ou cirurgia. Além disso, o caso apresenta maior complexidade devido a uma doença autoimune que Mujica sofre há mais de 20 anos, afetando os rins.

Mujica se mostrou bem-humorado ao convidar os jornalistas a lhe fazerem perguntas: “Não sou médico, não tenho ideia do que os caras vão fazer, então não pergunte nada sobre medicina”.

Então, refletiu: “Pertencemos ao mundo dos seres vivos. E, no mundo dos seres vivos, você nasce marcado para morrer. É por isso que a vida é uma aventura formidável.”

Em abril de 2021, Mujica foi internado em virtude do que se pensou ser uma espinha de peixe presa no seu esófago. Após uma endoscopia, os médicos constataram que se tratava de uma úlcera causada por um corpo estranho, que posteriormente migrou para o aparelho digestivo e não foi mais encontrado.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/mundo

keyboard_arrow_up