Jiboia_foto Jessica Oliveira 2

JIBOIA ENCONTRADA EM IPATINGA FOI PARA O CEBUS

O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) recebeu, nesse domingo (27), uma jiboia (Boa constrictor) de aproximadamente 2 metros de comprimento. Encontrada próxima à Estação Ferroviária Intendente Câmara, em Ipatinga, a cobra foi trazida pelo Corpo de Bombeiros Militar, um dos órgãos competentes responsáveis pelo encaminhamento de animais silvestres ao Cebus.

O animal apresenta boa saúde e aparentemente se alimentou há pouco tempo. Acredita-se que a serpente tenha chegado à região pelo trem. “É comum recebermos cobras vindas pelos vagões. Mas geralmente são cobras menores, filhotes. Desse tamanho ainda não havia ocorrido”, afirma a bióloga do Cebus, Claudia Diniz.

A serpente, agora, está sob os cuidados da equipe do Cebus e do Programa de Reabilitação da Fauna sem Lar. As jiboias têm ampla ocorrência no Brasil, porém a espécie da família Boidae presente em nossa região é a Jiboia Arco-Íris. São animais não-peçonhentos, semi-arborícolas, vivem em locais úmidos e abatem suas presas por constrição.

Os animais silvestres em situação de risco chegam ao Cebus por meio do Corpo de Bombeiros, Polícia de Meio Ambiente e outros órgãos competentes. “Não recebemos animais diretamente de particulares, apenas dos órgãos ambientais competentes. E recomendamos à população que faça contato com esses órgãos para mais informações a respeito da captura e destinação desses animais”, explica Claudia.

Programa de Reabilitação da Fauna sem Lar

O trabalho de acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres em condições de risco faz parte do Programa de Reabilitação da Fauna sem Lar. O programa é desenvolvido pelo Cebus, juntamente com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia de Meio Ambiente e a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava).

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022