foto 2

IPATINGA TERÁ 1º CENTRO DE REFERÊNCIA DO AUTISMO DO LESTE DE MINAS

Ipatinga terá o primeiro Centro de Referência do Autismo do Leste de Minas
Será implementado em Ipatinga o I Centro de Referência para atendimento das pessoas com autismo no Leste de Minas Gerais. Na próxima sexta-feira, dia 18, o prefeito Gustavo Nunes, ao lado do secretário municipal de Saúde, Cléber Faria, do vereador Daniel do Bem e outras autoridades, irá assinar a Ordem de Serviço para início das obras de reforma da antiga Unidade Básica de Saúde do Jardim Panorama, onde funcionará o novo equipamento público de saúde, que será modernizado para realizar exames de diagnóstico e atendimento aos autistas no município. Será um evento aberto ao público, previsto inicialmente para começar às 9 horas.
A obra será realizada pelo município em parceria com o Ministério Público e já havia sido anunciada pela prefeitura municipal em dezembro do ano passado. Em uma audiência pública realizada por iniciativa do mandato do vereador Daniel do Bem em abril deste ano, na Câmara Municipal de Ipatinga, representantes da Secretaria de Saúde anunciaram que o Centro de Referência estava em processo de licitação e as obras teriam início até o final de 2022.
Autor da Lei 4.138/2022, que remete ao município a necessidade da implantação de políticas públicas efetivas a favor dos autistas, o vereador Daniel tem trabalhado em várias frentes a favor dessa causa em Ipatinga e região. No caso de Ipatinga, sua luta é pela instalação deste Centro de Referência para garantir a realização do diagnóstico, acolhimento e tratamento de crianças, jovens e adultos suspeita de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. “Há dezoito meses venho buscando mostrar ao prefeito Gustavo Nunes a necessidade de implantar essa política pública em Ipatinga. Viajamos juntos para conhecermos modelos já em funcionamento em outras cidades e deu certo. Ipatinga começa a avançar na perspectiva de se tornar referência na atenção às crianças autistas e demais pessoas com deficiência no leste mineiro”, pontuou o vereador.
Pai de uma criança autista, psicólogo e ativista da causa em Minas Gerais, o vereador Daniel do Bem esteve por duas vezes em Itaboraí, no Rio de Janeiro, acompanhado do prefeito Gustavo Nunes, e uma vez em Uberlândia, com a secretária adjunta de saúde, Glennia Louback, para visitar os equipamentos públicos de atendimento aos autistas. O parlamentar acredita que o funcionamento do Centro de Referência será um marco na história do município e representará uma transformação no acolhimento às famílias com autistas da cidade de Ipatinga e em toda a região.
“Atualmente, as mães, pais e familiares de autistas não encontram nenhuma porta aberta para acolher, diagnosticar e tratar os seus filhos. Por isso, a assinatura dessa ordem de serviço e o início das obras representam um passo muito importante para as milhares de famílias autistas da nossa cidade. Tudo isso é resultado de um trabalho árduo, perseverante e pautado pela sensibilidade do prefeito Gustavo e alguns dos seus secretários municipais, que sempre nos deram a oportunidade de dialogar e defender com transparência e lisura o sonho de tornar Ipatinga uma referência estadual no tratamento dos autistas”, afirma o vereador Daniel.
Ipatinga será a segunda cidade de Minas Gerais e a primeira de todo o leste mineiro a receber um centro de saúde destinado ao diagnóstico e acompanhamento das crianças com autismo. O projeto prevê atendimento com fonoaudiólogo, neuropediatra, terapeuta ocupacional, nutricionista, psiquiatra, psicólogo e outros profissionais para atuarem no tratamento de crianças com TEA e outros transtornos.

Foto 1: Vereador Daniel do Bem é pai de autista e visitou, acompanhado do prefeito Gustavo Nunes, políticas públicas semelhantes em outras cidades.

Foto 2: Ipatinga terá Centro de Referência do Autismo – Foto: Elvira Nascimento

Foto 3: Centro de Referência foi anunciado pelo prefeito em dezembro de 2021, em reunião com mães e pais de autistas.

Compartilhe com um amigo

Facebook
WhatsApp
Email