Ipatinga sediou etapa do Circuito E-Minas nessa terça-feira

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) recebeu a nova etapa do Circuito E-Minas, iniciativa da entidade com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas). Na manhã desta terça-feira, 2 de setembro, o encontro reuniu empresários, representantes do poder público e lideranças regionais em um ambiente de diálogo e troca de ideias voltadas ao fortalecimento econômico da região.

O tema central do painel foi “Foco na Diversificação Econômica”, com discussões sobre oportunidades de inovação, integração empresarial e novos caminhos para impulsionar o desenvolvimento do Leste de Minas.

O presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves, ressaltou a importância de Ipatinga sediar o encontro. “Para a entidade é uma grande satisfação receber o Circuito E-Minas. Esse movimento ocorre em diferentes regiões do estado e, neste ano, a nossa cidade representa o Leste de Minas. Esse diálogo fortalece o associativismo e aponta caminhos para um desenvolvimento mais sustentável das empresas locais e regionais”, afirmou.

Ele também destacou que o evento deixou contribuições práticas para os participantes. “Mais do que palestras, o encontro trouxe reflexões e ideias que podem ser aplicadas de imediato pelas empresas. Nossa missão é criar oportunidades para que os negócios cresçam e, consequentemente, tragam mais empregos e renda para a população de Ipatinga e de todo o Vale do Aço”, completou.

Durante sua fala, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, destacou o papel transformador do associativismo e relembrou sua trajetória no movimento. “O presidente Wander Luis foi quem me resgatou para o movimento associativista, lá atrás, quando a Federaminas começava a se interiorizar. Esse processo foi fundamental para que hoje estivéssemos aqui, em Ipatinga, debatendo juntos o futuro econômico de Minas. O que fica deste encontro não é uma carta ou um documento, mas sim ideias, oportunidades de novos negócios e a vontade de empreender”, contou. Acrescentou, também, que antes do desenvolvimento social, é preciso do desenvolvimento econômico. É isso que vai garantir recursos para as políticas públicas — pontuou.

Rodrigues ainda enfatizou a importância de momentos como esse para a geração de conexões. “Um evento como o de hoje pode abrir espaço para que empresários encontrem novos parceiros e criem soluções em conjunto. É dessa troca que nasce a transformação”, concluiu.

O evento também contou com a presença do Secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira; do Gerente Regional do Sebrae Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes; do Diretor de Atração de Investimentos da Agência de Atração de Investimentos do Estado De Minas Gerais (Investminas), Ronaldo Barquete; e do Diretor Presidente da Convaço, Jorge Drumond.

No período da tarde, houve ainda uma programação exclusiva com dirigentes de entidades empresariais vizinhas. Ao todo, estiveram presentes representantes de 15 associações comerciais, das seguintes cidades: Alvinópolis; Bela Vista de Minas; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Guanhães; Iapu; Itabirinha; Ipatinga; João Monlevade; Mantena; Rio Piracicaba; Santa Bárbara; São Domingos do Prata; Serro e Timóteo.

keyboard_arrow_up