O Circuito E-Minas é um movimento que busca fortalecer as bases econômicas e sociais de Minas Gerais, reunindo esforços para criar ambientes propícios ao diálogo, à inovação e à cooperação. O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, destacou que a iniciativa tem como propósito “construir um Estado mais competitivo e próspero”.
Promovido desde junho deste ano, o circuito vai contemplar 11 cidades mineiras, sendo Ipatinga a próxima a receber o encontro. Cada etapa tem como proposta a promoção de painéis com especialistas e lideranças, abordando desafios e oportunidades regionais, além de atividades que estimulam o desenvolvimento econômico e a integração empresarial.
Na etapa de Ipatinga, o painel terá como tema “Foco na Diversificação Econômica”, debatendo estratégias inovadoras para impulsionar a economia local e regional. O objetivo é fomentar o diálogo entre o governo, setor produtivo e sociedade civil organizada, identificando novos setores de crescimento, fortalecendo conexões empresariais e estimulando a cooperação em rede para concentrar a geração de receita no município.
A participação é gratuita, e o encontro já conta com presenças confirmadas de representantes do Governo de Minas, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e da InvestMinas, da Prefeitura de Ipatinga, do Sebrae e de empresários locais. Na parte da tarde, haverá um momento exclusivo de atividades com associações comerciais de cidades vizinhas que virão até a sede para participar.
Para o presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves, o evento também é importante para fortalecer o associativismo e o desenvolvimento sustentável das empresas de regiões de Minas Gerais, tendo como foco principal o Leste de Minas. “Para a entidade é uma honra e uma satisfação muito grande sediá-lo. O circuito ocorre em todas as regiões do estado, e aqui na região Leste, Ipatinga será a sede deste ano”, destacou.