Em 2021, os ingredientes regionais obrigatórios são inhame, cogumelo e mel

IPATINGA GOURMET 2021 COMEÇA NESTE DOMINGO-18

Em novo formato, festival gastronômico promove oficinas virtuais e delivery de pratos preparados pelos chefs de cozinha convidados

O festival gastronômico Ipatinga Gourmet vai proporcionar experiências gastronômicas ao público de maneira diferente em 2021. Em sua quinta edição, o evento ganhou novo formato e promove oficinas virtuais e delivery dos pratos preparados por chefs de cozinha do Vale do Aço. A abertura do Ipatinga Gourmet será no próximo domingo (18/04), às 10h, com a transmissão da oficina “Cozinha em Família”, conduzida pelo chef mirim Levi Neves e pelo chef consultor do evento, Rodrigo Di Stani. A dupla irá ensinar a receita de uma pizza artesanal preparada com os ingredientes regionais: inhame, cogumelo e mel. A oficina terá música com Douglas Netto.

Conforme a coprodutora do Ipatinga Gourmet, Cidinha Sampaio, o desafio desta edição será levar o sabor e a qualidade tradicionais do evento até as casas das pessoas. “Nos adaptamos ao contexto da pandemia, com o isolamento social, para dar continuidade ao objetivo de valorização da gastronomia regional e, ao mesmo tempo, proporcionar ao público as boas experiências que o Ipatinga Gourmet sempre proporcionou, mas desta vez, em suas casas”, declara Cidinha.

O Ipatinga Gourmet 2021 conta com recursos do Edital Doce da Fundação Renova e da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural de Minas Gerais (Lei Nº 14.017/2020) e apoio do Instituto Usiminas, Coelho Diniz, Grampian Delicatessen, Aloísio Gás, Giganet, Melbras, Morais, Cervejaria Brüder, Sebrae Minas e Prefeitura de Ipatinga. A produção é da Fino Trato Produção Cultural e de Cidinha Sampaio.

Gastronomia regional

Com programação prevista para até o dia 06/05, o Ipatinga Gourmet traz oficinas gastronômicas e tecnológicas gratuitas. As oficinas gastronômicas serão ministradas, de 25/04 a 02/05, sempre às 19h30, pelos chefs de cozinha convidados, sempre ensinando o preparo de pratos criados especialmente para o evento. Os chefs convidados desta edição são Ana Cecília, Ana Bittencourt, Anderson Oliveira, Fernando do Crif, Marcelo Branquinho, Mileid Malta e Jonata Neves.

A cada edição, o Ipatinga Gourmet lança o desafio para os chefs de cozinha convidados criarem pratos com ingredientes regionais, visando sempre a valorização da agricultura regional. Em 2021, o desafio é criar pratos para as oficinas gastronômicas e para o delivery contendo obrigatoriamente cogumelo, inhame e mel. As oficinas serão embaladas por atrações musicais de artistas do Vale do Aço. Também serão compartilhadas informações sobre harmonização das bebidas, como cervejas artesanais e vinhos.

As oficinas serão transmitidas pelo Youtube do Ipatinga Gourmet pelo link http://bit.ly/youtubeipatingagourmet. Acompanhe a programação nas redes sociais do evento (@ipatingagourmet).

Oficinas tecnológicas

A programação do evento também traz as oficinas tecnológicas “Como elaborar ficha técnica dos pratos” e “Como evitar desperdício na cozinha”, ministradas pelo chef Rodrigo Di Stani, nos dias 22 e 23/04, às 19h30, com transmissão pelo YouTube do Ipatinga Gourmet. De 03 a 05/05, das 9h às 12h, as oficinas tecnológicas serão com os temas “Gestão de Mídias Sociais” e “Elaboração de Controle Financeiro”, conduzidas por consultores do Sebrae Minas, pela plataforma Zoom.

Delivery dos pratos

Pela primeira vez, o Ipatinga Gourmet vai levar o sabor dos pratos preparados pelos chefs de cozinha convidados por meio de entrega à domicílio. O delivery será entre 30/04 e 02/05, com pedidos feitos pelos aplicativos Ifood e Menudino. O público poderá antecipar os pedidos a partir do dia 26/04, período de pré-venda dos pratos, tanto pelos aplicativos, como pelo whatsapp (31) 98363-9420.

 

 

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3