Jovens de 15 a 19 anos que nunca foram vacinados podem procurar qualquer UBS de Ipatinga para receber a dose única até dezembro de 2025
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convoca a população para se vacinar contra o Papilomavírus Humano (HPV). O Ministério da Saúde ampliou temporariamente a faixa etária de imunização e agora, além de meninos e meninas de 9 a 14 anos, também adolescentes de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido nenhuma dose podem ser vacinados.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para se imunizar, basta procurar a unidade mais próxima com documento de identidade e cartão vacinal. Durante o atendimento, a equipe também irá avaliar a caderneta para verificar se há outras vacinas pendentes, oferecendo a oportunidade de atualizar a proteção contra diferentes doenças.
O secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, reforça a importância da adesão. “Com essa medida, damos um passo importante na prevenção contra o HPV, um vírus que pode trazer sérias consequências para a saúde. Nosso objetivo é garantir que nenhum adolescente dessa faixa etária fique sem acesso à vacina. É uma oportunidade única de proteção, que reforça o compromisso da Prefeitura de Ipatinga em cuidar da saúde da população e prevenir doenças que podem ser evitadas com um gesto simples: a vacinação. ”
Prevenção e saúde em primeiro lugar
O HPV é um vírus transmitido principalmente por via sexual e está relacionado a verrugas genitais e a diversos tipos de câncer, como os de colo de útero, pênis, ânus, boca e garganta. A vacina é considerada a forma mais eficaz de prevenção.
De acordo com o Ministério da Saúde, para essa faixa etária estendida, será aplicada apenas uma dose da vacina quadrivalente contra o HPV (HPV4), suficiente para garantir a proteção. A ampliação da faixa etária vale até dezembro de 2025, abrangendo de forma simultânea todos os municípios mineiros.