ADELAIDE SEM CENSURA_dani_dornelas 1

INSTITUTO USIMINAS LANÇA NA PRIMAVERA E NO DIA DO TEATRO

Shows, contações de histórias, teatro e conteúdo virtual estão entre atrações gratuitas da programação de setembro

A chegada da Primavera já está florescendo na programação de setembro do Instituto Usiminas. As atrações deste mês são inspiradas na estação considerada a mais bonita do ano e no Dia Nacional do Teatro, celebrado no dia 19 de setembro. Respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19, a programação é gratuita e realizada com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Parte da programação será transmitida pelo Youtube do Instituto Usiminas (youtube.com/institutousiminas).

O Arte em Família, com o tema “Arte e Sustentabilidade: Pintura com tintas sustentáveis”, com a artista Rosane Dias, abre a programação do mês, neste sábado (04/09), às 10h. A oficina, que apresenta a tinta artesanal e sustentável originada do agregado siderúrgico, será no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga (MG).  No mesmo sábado, às 15h, as famílias vão poder acompanhar o Arte para Terceira Idade com o tema “Já Já é Primavera”, com o grupo Dama Espaço Cultural, pelo Youtube do Instituto Usiminas.

As famílias com bebês de 03 meses a 3 anos vão se emocionar com o Arte para Bebês, no sábado (11/9), 10h, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, com a performance “Regalos”, da Dama Espaço Cultural (MG). Nos dias 14, 15 e 16/9 (terça a quinta), sempre às 19h, o público poderá desbravar o universo do teatro com a “Visita Teatralizada” pelo Teatro Zélia Olguin. O programa de Educação Ambiental “Aventura no Viveiro” apresenta o Viveiro de Mudas da Usiminas, no sábado (18/9), com sessões às 9h e às 14h. O agendamento das atividades educativas é gratuito pelo número (31) 98437-3330 (WhatsApp), das 8h30 às 17h.

O Teatro Zélia Olguin, no Cariru, recebe duas sessões de contação da história “A Bonequinha Preta”, com “O Quintal da Guegué”, no sábado (25/9), às 15h e às 17h. E o Concerto de Primavera, com a Orquestra de Câmara Vale do Aço, encerra a programação do mês no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, com o show instrumental na sexta-feira (24/9), às 20h. Ingressos pelo Eventim: Ingressos para os espetáculos: https://bit.ly/3Bv3Ib1.

Conteúdo Virtual

O Em Casa com o Instituto Usiminas vai encantar o público com uma programação virtual gratuita transmitida pelo YouTube do Instituto Usiminas  (youtube.com/institutousiminas). A primeira atração será na sexta-feira (10/9), às 20h, com o show de reggae music Nattydread, dos músicos Douglas Netto (voz), Nestor Versieux (percussão), Lucas Monteiro (contrabaixo), Wemerson Geléia (bateria) e Wellington Cristo “Preguinho” (teclados e voz).

Na sexta (17/9), às 20h, o grupo Santinhas do Pau Oco Produções homenageia o Dia do Teatro com “Rirvotril”. A comédia encenada por Othon Valgas e Marcelo Vieira se passa dentro de um hospital. O Dia da Árvore também será celebrado na quarta (22/09), às 19h, com a Contação de História “A Lenda do Guaraná”, apresentada por Raquel Vieira, a Flora Manga. Na quarta (29/09), às 20h, tem “Adelaide Sem Censura”, com o ator Éderson Caldas.

Circuito Comunidade

O minitrio do Circuito Comunidade vai passar por Ipatinga, Itatiaiuçu (MG) e Cubatão (SP) levando atrações alusivas à primavera. No domingo (12/9), das 15h às 17h, o Circuito Comunidade de Cubatão apresenta aos moradores do bairro Vila Nova o “Circo sobre Rodas”, com Rué La Companhia.

Ipatinga (MG) vai receber a atração musical Sons da primavera, da Arena Music,

no domingo (19/9), das 8h30 às 10h30 no bairro Vila Ipanema. No domingo (26/9), das 8h30 às 11h30, o Circuito Comunidade Itatiaiuçu será com a intervenção “Primavera das Cores”, com o Casa Laboratório, passando pelo Centro, Quintas da Itatiaia e Samambaia.

Para Educadores

O Instituto Usiminas promove também mais um curso pelo Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores: “Desenho é jogo na escola ou em casa. Criatividade para artistas e não artistas”, com Guilherme Teixeira (SP). O curso será nos dias 23 e 30/9 (quintas-feiras), às 19h, pelo Zoom. Os exercícios e jogos apresentados neste curso visam colaborar com professores e educadores interessados em redescobrir o prazer e a alegria de desenhar de forma criativa. Inscrições gratuitas: sympla.com/educativoinstitutousiminas.

O meio ambiente pede por cadeias de produção mais conscientes e, independente do poder de uma marca já estabelecida, os amantes da moda cobram colaboração, consciência e atitudes mais positivas. Gucci, Prada, Burberry e muitas outras grifes icônicas decidiram dar o primeiro passo em direção a um futuro mais positivo e consciente.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3