Indaiá (Exposição)-112

INDAIÁ FAZ SUCESSO EM FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO

A Associação Indaiá, situada na cidade de Antônio Dias, pela 4ª vez participa da Feira Nacional de Artesanato, a 32ª Feira que aconteceu em Belo Horizonte na Expominas entre os dias 07 a 12 de dezembro. Com o apoio do Instituto Cenibra, Prefeitura de Antônio Dias e o SEBRAE Minas Microrregião de Ipatinga, a Associação Indaiá marcou presença na feira que é um evento muito importante de artesanato, não só em Minas Gerais, mas em todo território nacional.

Palha Indaiá

O Fazer da trança da Palha do Indaiá é um saber centenário que é passado de mãe para filha no município de Antônio Dias. Mulheres que fazem do trançar uma forma de resistência e sobrevivência.  Uma ação que busca a identificação e capacitação das artesãs de Antônio Dias a partir da tessitura da Palha do indaiá.

‘Nossa missão é preservar, proteger e sistematizar de forma dinâmica e inovadora a produção do artesanato feito com a tradicional cultura do tecer a palha do Indaiá’. Ressalta Maria Cloenes coordenadora do projeto.

A associação tem como objetivos identificação e capacitação profissional para as artesãs a partir da palha do indaiá; estimular e mobilizar o empreendimento sustentável; desenvolver e priorizar a cultura do artesanato local com a palha e com qualificação profissional para geração de emprego e renda.

Um conhecimento compartilhado há cerca de 300 anos, de mãe para filha. Mulheres que fazem do trançar uma forma de resistência e sobrevivência. Hoje o projeto Indaiá conta com mais de 30 mulheres artesãs, de várias localidades da cidade.

Desde 2015 a associação vem trabalhando com o intuito de transformar o tecer tradicional em novos produtos nos seguimentos moda, decoração e arte aliando design à qualidade técnica da produção, porém cultivando sua originalidade e beleza para dialogar no cenário contemporâneo. Diante disso participamos da Feira Nacional de Recife- 2019; Expo Usipa em 2019; desde 2017 participamos da Feira Nacional de Artesanato- BH- Feira de Turismo do Vale do Aço- 2019; aprovamos projetos via Lei Federal; fomos selecionados para integrar o 7º Catálogo do Sebrae- 2020. Participamos da Feira Casa Cor e Modernos Eterno- Belo Horizonte, além da Amostra de produtos com identidade Regional no Senado Federal em Brasília. Hoje integramos a rede Artesol. Durante dois anos participou do Coletivo Artesania onde, em conjunto ao coletivo, manteve uma loja no shopping Vale do Aço em Ipatinga. Trabalham sua formação e mais um passo dado nas vendas dos produtos levando Antônio Dias para várias partes do Brasil e fora dele, principalmente em suas redes sociais (Instagram @indaiamei).

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022