Herpes Zoster: eu tive. O que fazer para você não ter?

Muitas vezes não temos como nos preparar para os imprevistos que nos forçam a dar um pause nos momentos que mais valorizamos em nossas vidas. Porém, existem doenças que podem ser prevenidas e tratadas quando identificadas à tempo, como é o caso do herpes zoster.

Herpes zoster ou cobreiro é uma doença causada pelo vírus varicela zoster, o mesmo que causa a catapora. Uma vez adquirido, esse vírus permanece adormecido no organismo durante toda a vida do indivíduo. O herpes zoster é causado pela reativação do vírus da catapora. Depois que uma pessoa adquire catapora, o vírus permanece no organismo por toda a vida. Nosso sistema imune naturalmente enfraquece ao longo do tempo, conforme envelhecemos, o que pode permitir a reativação do vírus, causando herpes zoster. Então, se você teve catapora (varicela) o vírus já está em você. 

Invariavelmente quase todos nós estamos sob risco. Cerca de 99,5% das pessoas carregam o vírus da catapora, sob risco de reativação em cirscunstâncias de queda de imunidade (Dados coletados nos Estados Unidos. Podem não ser representativos para a população global).

A erupção com o formato de pequenas bolhas, em geral, é unilateral e segue o trajeto de um nervo. Surge de modo gradual e leva de 2 a 4 dias para se estabelecer. As pequenas bolhas se dissecam, formam-se crostas e o quadro evolui para a cura em até 4 semanas.Sim! você fica em estado de dor e incômodo durante um mês! Mesmo tomando os medicamentos adequados, como o Aciclovir, especial contra herpes.  No meu caso, eu fui para a emergência do hospital achando que estava com o nervo ciático inflamado, e a dor ia até o joelho, onde dava choques, fisgadas  e formigamento. O ortopedista, então, me passou o remédio certo, mas numa dose quatro vezes menor que a sugerida. até eu descobrir, foram 12 dias. Foi quando procurei um clínico geral, que ajustou a dosagem.

O herpes zoster é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade e adultos com sistema imune enfraquecido.

Sintomas:

  • Os primeiros sinais do herpes zoster podem ser a aparição de erupções cutâneas atrelada à sensação de formigamento, dor em uma área da pele, dor de cabeça ou mal-estar geral.2
  • Pode causar fisgadas e sensação de dor aguda proporcional a de um choque.1
  • Pode levar até 4 semanas para as erupções sumirem. Alguns pacientes sofrem de dor prolongada ou outras complicações, como a neuralgia pósherpética (NPH), uma condição crônica e debilitante, definida como dor de característica neuropática – dor em queimação, ardência, agulhada ou choque -, que persiste por mais de 3 meses após o início da erupção cutânea do herpes zoster. 

Se você nunca teve catapora, você não está em risco de ter o herpes zoster, mas ainda está em risco de ter catapora ao entrar em contato com as feridas do herpes zoster.

Como me prevenir da herpes zóster?

É preciso destacar que a doença é contagiosa e é transmitida através do contato, direto e indireto, com as lesões na pele. Entretanto, quem já teve catapora (e consequentemente já tem contato com o vírus) ou tomou a vacina contra a doença não corre o risco de pegar o vírus da pessoa infectada.

Por isso, a melhor forma de prevenção é a vacina, mas infelizmente as opções só estão disponíveis no setor privado. Outro hábito preventivo é cuidar bem e fortalecer o sistema imunológico para evitar que o vírus volte a se manifestar.

keyboard_arrow_up