Em colaboração com o Instituto Inhotim, a Gucci tem o prazer de apresentar o evento anual de fundraising Anoitecer Inhotim, que acontecerá no dia 19 de agosto de 2023, em Brumadinho, Minas Gerais. Desde muito apoiando as artes, esta parceria recém-nascida entre a maison italiana e o instituto dialoga com o compromisso contínuo da Gucci em promover a cultura e preservar patrimônio.
Realizado pela primeira vez em setembro de 2022, o Anoitecer Inhotim tem como objetivo institucionalizar, cada vez mais, as ações do Instituto Inhotim, museu de arte contemporânea e jardim botânico, de forma a garantir sua continuidade, sustentabilidade, democratização do acesso e ampliação da programação artística e socioeducativa.
A iniciativa apresenta uma instauração da renomada coreógrafa Lia Rodrigues em uma das mais icônicas galerias do museu e jardim botânico, a Galeria True Rouge, que abriga a instalação homônima de Tunga, de 1997.
Lia Rodrigues e Tunga foram parceiros criativos de longa data, desenvolvendo juntos muitos processos artísticos, como a própria criação da Galeria True Rouge na ocasião de sua inauguração, em 2002. O termo “instauração” foi criado pelo artista, que definia esse conceito como a ativação da instalação por um processo performático, dinâmico e temporal.
O evento seguirá com um jantar a céu aberto aos pés da árvore Tamboril – um dos símbolos do Inhotim – , assinado pelo chef Cantídio Lanna, que apresentará uma releitura contemporânea dos sabores tradicionais mineiros em uma experiência gastronômica singular.
O momento será embalado por um show de Tony Gordon e seu vibrante repertório de blues, soul e jazz. Além disso, as obras Glove Trotter, Desvio para o vermelho e Através, do artista Cildo Meireles, estarão abertas para visitação.
Como grande novidade para o Anoitecer Inhotim de 2023 – e pela primeira vez na história do museu -, uma grande festa ocorrerá dentro de uma das principais galerias do Instituto: a Galeria Fonte. O espaço se transformará em uma pista de dança com luzes e projeções artísticas, além de uma apresentação do cantor pernambucano Johnny Hooker e sets dos DJ’s Valber e Nepal.
Promovendo a inclusão e a acessibilidade ao patrimônio e às coleções do museu, no dia 20 de agosto, o dia seguinte do evento, o Instituto Inhotim oferece aos visitantes uma oportunidade única de conhecer uma das obras mais recentes de Lia Rodrigues.
O espetáculo Encantado, cuja estreia aconteceu em dezembro de 2021, no Festival d’Automne de Paris, chega ao Anoitecer Inhotim, e será apresentado no espaço da obra Invenção da cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, 1977, de Hélio Oiticica.
A parceria entre o Instituto Inhotim e a Gucci enfatiza a arte como um dos principais pilares da Casa, reforçando seu interesse em fomentar e apoiar as iniciativas de arte por parte instituições e artistas brasileiros.
Com https://www.revistalofficiel.com.br/contatos