Há cerca de dois anos, o artista e fotógrafo Teuller Morais vem investigando memórias de família e a criação de imagens por meio de gestos que combinam técnicas analógicas, digitais e intervenções em fotografias. Como resultado dessa pesquisa, ele lança nesta quinta-feira (31/7), às 19h30, a exposição “Dentro Invisível”, na Galeria Olho, em Timóteo. O evento é gratuito e aberto ao público. A galeria fica na rua 12 de Outubro, 55, Sala 207, Galeria Reis Magos, no Centro Norte da cidade.
“A exposição é fruto de uma imersão artística iniciada no ano passado, durante encontros online do Grupo de Estudos e Produção em Fotografia de São Paulo e da Bienal Black Brazil Art, de Belo Horizonte. O trabalho foi apoiado por uma bolsa de estudos concedida por meio de edital da Lei Aldir Blanc (PNAB), promovida pela Prefeitura de Timóteo e Governo Federal”, explica Teuller Morais.
Em dezembro de 2024, o artista visual já havia apresentado a exposição “Empilhar enquanto há tempo”, que abordava memórias familiares, autorretratos e elementos que convidam ao mistério e às camadas do tempo. Essa mostra representou uma primeira etapa do seu processo criativo, que agora se consolida na nova exposição.
Exposição
“Dentro Invisível” traz memórias de família, autorretratos e pedras que evocam mistério e permanência. A mostra revela um menino em formação, onde pequenos gestos visuais desvendam narrativas do masculino e os silêncios da infância. A exposição é composta por fotografias, objetos, painéis e pinturas. A obra tem texto de apresentação por João Paulo Andrade, audiodescrição de quatro imagens de Tatiane Bispo e apoio do Catavento Cultural.
Teuller Morais revela que “as composições em técnicas mistas criam sobreposições de tempo e identidades, ressaltando como o olhar para o passado pode transformar nossas relações no presente”. Após a abertura, o artista vai realizar um bate-papo com o público, compartilhando seu processo criativo.
Galeria Olho
Inaugurada em outubro de 2023, a Galeria Olho funciona como um ateliê aberto de fotografia, artes gráficas e visuais, promovendo o diálogo e a integração de múltiplas linguagens artísticas. Ao longo deste ano, o espaço realizou exposições de artistas como José Rosário, em parceria com o Ponto de Cultura Casa 28 Aberta, e Rafael Cabral, do Ateliê Cabral.
Além disso, a galeria promove projetos de música eletrônica e autoral, fortalecendo e dando visibilidade ao movimento queer do Vale do Aço. O espaço também recebe ensaios de espetáculos de grupos culturais locais, como Gente do Céu e Catavento Cultural, além de oferecer oficinas gratuitas de fotografia e exibições de filmes de artistas regionais.
Serviço
Abertura da exposição “Dentro Invisível”
Quinta-feira, 31 de julho, às 19h30
Galeria Olho – 12 de Outubro, 55, Centro Norte, Timóteo
Entrada gratuita