Janeiro é o Mês da Visibilidade Trans! Para celebrar e reafirmar a importância dessa data, a Galeria Olho e Ballroom VDA promovem uma programação cultural gratuita com oficinas, roda de conversa e competições de ballroom. As atividades têm início hoje (21) e seguem até a próxima quinta (29), na Galeria Olho, localizada na rua 12 de Outubro, nº 55, Centro Norte, segundo andar, em Timóteo. O evento é uma iniciativa da Galeria Olho em parceria com Usina Queer, Alto Forno, Faioli, Well Nunes e Raphael Vrajak.
O produtor cultural Teuller Morais destaca que a Galeria Olho é um espaço dedicado à valorização, promoção e fortalecimento da cena queer no Vale do Aço. “Celebrar o Mês da Visibilidade Trans é reafirmar a luta pela diversidade e pela existência de corpos dissidentes, criando espaços de interação, troca e expressão que rompem com padrões e normas sociais, abrindo caminhos para outros modos de ser e viver”, afirma.
Programação
A abertura da programação será marcada pelo “Aquecimento da Madrinha”, hoje (21), às 19h, com uma oficina de vogue femme, conduzida pelo artista, bailarino e drag queen Faioli (Jasmim Soslaio). Na quinta-feira (22), às 19h30, é a vez da roda de conversa “Trocas e Vivências Trans”, mediada pelas artistas Well Nunes e Faioli, integrantes do Ballroom VDA.
No sábado (24), a partir das 17h, a atração é a festa Forninho, um convite à apreciação e à diversão ao som de discos de vinil. Às 21h, tem início a competição ballroom “Transaçoball.2”, com disputas nas categorias Face, Runway, Trans Realness, Bate Ku x Passinho e Baby Vogue.
Na segunda-feira (26), a partir das 19h30, será realizada a Oficina de Desenho com Modelo Vivo. Já na quarta (28) e na quinta-feira (29), às 19h, acontece a Oficina de Estêncil e Estamparia. Ambas as atividades serão conduzidas por Raphael Vrajak e Well Nunes.
Para participar das oficinas, é necessário levar materiais individuais, conforme lista disponível no Instagram @galeriaolho, ou realizar uma contribuição voluntária de R$ 20. Além disso, serão disponibilizadas duas bolsas de materiais para pessoas trans.
A programação completa do Mês da Visibilidade Trans pode ser conferida nos perfis do Instagram @galeriaolho e @ballroomvda.





