Exposição Ilusões28

GALERIA DO CCU INAUGURA “A INCRÍVEL HISTÓRIA DAS ILUSÕES”

Os espaços instagramáveis da exposição “A Incrível História das Ilusões” já podem ser visitados pelo público do Vale do Aço. A mostra estreou em Ipatinga, nesta sexta-feira (28/01), abrindo a programação da Galeria Hideo Kobayashi, do Centro Cultural Usiminas. A abertura teve como convidados artistas do Vale do Aço, parceiros, representantes da Associação de Surdos de Ipatinga (Asipa) e imprensa. A divertida cenografia da exposição pode ser visitada até o dia 15 de março, de terça a sábado, das 12h às 20h. Entrada gratuita.

“A Incrível História das Ilusões” é realizada, com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, produzida pela Base Projetos Especiais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Foi idealizada pelo Gabinete de Incríveis Histórias, comandado pela diretora de arte e cenógrafa Susana Lacevitz e com o curador e diretor de produção Philippe Midani.

Jogos, espaços lúdicos e instalações com ilusão de ótica, que criam truques através de efeitos visuais e sensoriais, estão por toda a galeria. Mas a exposição começa no jardim externo do Centro Cultural Usiminas, com a cadeira de Beuchet, uma enorme cadeira dividida em duas partes, que em determinado ponto de vista, diminui quem está sentado.

Segundo o curador da exposição, Philippe Midani, toda a mostra foi pensada para fazer os visitantes conhecerem a história das ilusões e irem se questionando sobre o que vêem. “Os nossos olhos são muito sensíveis à luz e ao movimento. Enxergamos movimentos até em uma imagem parada. Essa ilusão de ótica está em diversos espaços de A Incrível História das Ilusões”, contou Philippe.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, convidou os presentes a se envolverem com as curiosidades da exposição. “Diversas áreas do conhecimento estão reunidas em cada parte da exposição. A cada módulo, podemos ter várias interpretações. E o mais importante: é uma mostra interativa, inclusiva e para toda a família”, reforçou Penélope.

Visitação acessível

Para o presidente da Associação de Surdos de Ipatinga, Felipe Silva, é sempre uma alegria visitar espaços culturais com acessibilidade. “É sempre muito importante ter espaços em que os surdos sejam bem recebidos. Nem sempre temos acesso a eventos culturais, como este. Sempre agradecemos por ter um intérprete de Libras nos espaços em que frequentamos”, comentou Felipe, com o apoio da intérprete de Libras, Vânia Coelho.

“A incrível história das ilusões” é acessível aos públicos surdos e cegos, com agendamento prévio, em visitas mediadas por intérpretes de Libras e audiodescrição, com agendamento prévio. As visitas mediadas podem ser agendadas para 9h, 14h, 16h e 18h. Informações e agendamento de visitas podem ser feitas com a Ação Educativa do Instituto Usiminas pelo whatsapp: 31 98437.3330.

SERVIÇO

Exposição A Incrível História das Ilusões – Gabinete de Incríveis Histórias (RJ)

De  28/01 a 15/03, Galeria do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga

De terça a sábado, das 12h às 20h

Visitas mediadas: às 9h, 14h, 16h e 18h.

Agendamento pelo whatsapp 31.98437.3330.

Entrada gratuita

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022