Iniciativa visa valorizar profissionais da educação que criam práticas inovadoras e contribuem com a melhoria do ensino
A Aperam e a Fundação Aperam Acesita lançaram o 1º Prêmio “Educador Integrador”. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, valorizar e compartilhar práticas educacionais inovadoras desenvolvidas nas escolas públicas do Vale do Aço e do Vale do Jequitinhonha. As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro, por meio do formulário online disponível no perfil da Fundação Aperam no Instagram (@fundacaoaperam).
Podem participar do Prêmio Educador Integrador profissionais da educação, efetivos ou contratados, da rede pública de ensino dos municípios de Coronel Fabriciano, Jaguaraçu, Marliéria e Timóteo, no Vale do Aço e seu entorno; e Carbonita, Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha, no Vale do Jequitinhonha.
Os candidatos deverão inscrever práticas inéditas ou já implementadas durante o ano letivo de 2024, desde que apresentem resultados comprovados e devidamente documentados até a data limite de inscrição prevista no regulamento. As inscrições podem ser realizadas nas seguintes categorias: Gestão Escolar Integradora, Equipe Gestora, Equipe Pedagógica Integradora, Pedagogos e Educador Integrador em Sala de Aula. Os melhores projetos de cada categoria receberão premiação em dinheiro.
Segundo o presidente da Fundação Aperam Acesita, Luiz Carlos Magalhães, o Prêmio Educador Integrador tem como propósito reconhecer professores, pedagogos e diretores, valorizar e disseminar experiências pedagógicas bem-sucedidas. A iniciativa busca também incentivar o desenvolvimento de novas práticas, fortalecer a gestão democrática nas escolas, estimular a participação da comunidade escolar e fomentar processos de gestão educacional, pedagógica e institucional, que contribuam para a excelência do ensino e da aprendizagem.
“Acreditamos que a educação é uma grande protagonista na transformação social. Por isso, acreditamos estar no caminho certo ao contribuir para o fortalecimento da jornada de ensino e aprendizagem nas regiões onde atuamos, reconhecendo e valorizando o papel dos educadores, além de incentivar a implementação de práticas inovadoras alinhadas às transformações do sistema educacional. Temos a convicção de que, ao unirmos esforços, seremos capazes de impulsionar o desenvolvimento, promover a equidade e construir um futuro mais promissor para nossas comunidades”, completou Luiz Magalhães.
Projeto Integrador
Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade do ensino das escolas municipais nas áreas de influência da Aperam, a Fundação Aperam Acesita desenvolve o Projeto Integrador, em colaboração com as Secretarias Municipais de Educação de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha, desde 2018. Neste ano, Carbonita e Timóteo passaram a receber a iniciativa.
O projeto estrutura e organiza a documentação pedagógica, permitindo que os professores e gestores desenvolvam ações com um modelo de planejamento anual e replicável, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).