Enartici_202120_06_ (1)

FUNDAÇÃO APERAM E HIBRIDUS MANTÊM ATIVIDADES CULTURAIS

A Fundação Aperam Acesita segue com suas atividades culturais de forma virtual com novidades nas aulas do Coral Infantojuvenil Aperam e espetáculos realizados quinzenalmente via Youtube, em parceria com o Hibridus, por meio do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi), que tem o patrocínio da Aperam por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

No próximo domingo (20), às 16h, nos canais do Youtube @AperamnoBrasil e @hibridusdanca, será a vez da criançada juntamente com a família conferir o espetáculo Histórias da Arca, da artista Ana Couttinho, de Belo Horizonte.

“O que acontece numa casa muito engraçada quando a família sai para passear? Como juntar as canções do poeta Vinicius de Moraes em um enredo que acolha, envolva e divirta crianças e adultos?”, segundo  Ana Couttinho, o espetáculo responde a essa pergunta e pode ser definido como “a mágica de combinar textos, canções e poesia buscando transportar o coração do público a lugares de afeto”. Segundo ela, a peça valoriza as cores, a musicalidade, privilegiando um tempo de nostalgia para os mais velhos e encantamento para a meninada.

Em 2001, ao substituir uma profissional de sua equipe do projeto Caravana Poética que passou mal, Couttinho encarou de improviso o desafio. “Diante de trezentas crianças, busquei a memória afetiva, emendei uma história inventada ali mesmo a alguns poemas e canções da Arca de Noé. Assim, surgiram as sessões de Histórias da Arca que, em 2005, se transformaram no meu primeiro álbum infantil, o quarto de minha carreira”.

A cantora Ana Couttinho, antes da pandemia, levava às escolas sessões das Histórias da Arca, em intervenções divertidas e lúdicas. Hoje a artista se reinventa no virtual, com Histórias Cantadas, um trabalho inspirado na obra Arca de Noé, de Vinícius de Moraes. Canções como O Pato, A Casa, As Abelhas e A Porta, entre outras, aparecem costuradas por histórias de Ana Couttinho e que integram o CD Histórias Cantadas da Arca de Noé, volume 1.

Yoga incorporado ao canto coral

Na última quarta-feira (16), os alunos do Coral Infantojuvenil Aperam participaram da oficina Yoga e a Conexão Corpo e Voz, ministrada pela professora de Yoga, Renata Borges. A iniciativa integra uma série de atividades que tem sido desenvolvida com alunos de forma virtual e que inclui frentes diversas do trabalho com os coralistas.

“Para uma boa performance vocal é necessário  técnica, concentração, consciência corporal, um equilíbrio entre o corpo e a mente. Como praticante  há 5 anos, observo que  o Yoga nos oferece ferramentas para o aprimoramento das habilidades exigidas no Canto Coral, como  postura, respiração, emissão, articulação e ressonância”, pontua a maestrina Josiane Drumond.

Ainda de acordo com Josiane, “desde que assumi a Regência do Coral Infantojuvenil Aperam  utilizo os exercícios respiratórios (pranayamas) e algumas posturas (ásanas), também como estímulo para melhorar o foco, a atenção, o equilíbrio e a confiança dos coralistas”, conta.

Renata Borges, professora que aplicou as atividades juntamente com a maestrina, destacou ainda que “o Yoga é uma expressão, uma prática, que atua na consciência corporal,  então, se um coralista desenvolve essa consciência, ela vai cantar melhor, se expressar melhor vocalmente”, arremata Renata.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3