Fotografia com celular para mídias digitais são tema de oficina no Agregando Arte

Formação sobre criação de artesanato sustentável com o agregado siderúrgico chega a reta final

As alunas da formação do projeto Agregando Arte – Ano II tiveram duas aulas especiais para incentivar a divulgação das peças de artesanato sustentável produzidas no curso: a oficina de “Técnicas de fotografia com o celular para mídias digitais”, realizada com a parceria da Socialyte. A atividade formativa integrou a capacitação técnica que estimula a economia criativa da região. O projeto é realizado pela artista plástica Rosane Dias, com patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Com 6h de duração, a oficina ministrada pelo fotógrafo e instrutor Tailles Heliodoro abordou conceitos básicos da fotografia, a composição fotográfica, montagem de um estúdio simples, edição com aplicação de celular, criação de uma conta profissional nas redes sociais, posts atrativos, catálogo de produtos no WhatsApp e uso de Inteligência Artificial para ajudar na criação da bio e post.

Rosana Lanza, aluna do Agregando Arte, revelou que as técnicas ensinadas na oficina vão potencializar as estratégias de divulgação e vendas das suas peças. “Sabemos que hoje em dia saber manusear e vender através da internet é super importante, especialmente para quem está começando a empreender. Ampliei meu olhar através dessa oficina, aprendi a olhar arte também através da fotografia, e a  ‘treinar o olhar’ para ser mais intencional na hora de tirar as fotos das minhas peças”, detalhou.

“Essa formação representa mais um passo importante na autonomia e profissionalização das alunas do Agregando Arte. Com orientações práticas e didáticas conduzidas com muita clareza pelo Tailles, o curso destacou a importância de imagens de qualidade e presença digital para quem atua na economia criativa. As vendas online representam uma grande vitrine para produtos artesanais e autorais, alcançando públicos muito além do local. Saber fotografar bem, divulgar com estratégia e usar as redes sociais como aliadas são essenciais para valorizar o trabalho manual, impulsionar as vendas e fortalecer os empreendimentos criativos”, enfatizou Rosane Dias, diretora artística do projeto.

Artesanato sustentável

Na formação do projeto Agregando Arte, Rosane Dias compartilha suas técnicas criadas a partir de uma pesquisa inédita, com o uso do agregado siderúrgico para peças de artesanato. De forma totalmente artesanal, a artista transforma a matéria-prima em tintas, produzindo cores inspiradas na região do Vale do Aço, e uma massa que possibilita a criação de objetos tridimensionais, como bijuterias, objetos de decoração e brindes.

Esta é a segunda turma da formação que alia arte, sustentabilidade e economia criativa. Desde fevereiro, 16 mulheres participam de aulas teóricas e práticas sobre o artesanato original e sustentável. O conteúdo do curso vai desde a identificação com a cultura e identidade territorial, passando pelas técnicas e preparação, pigmentação e utilização do agregado siderúrgico, sensibilização para o design até a parte do empreendedorismo.

Desde a primeira edição o Agregando Arte tem sido uma importante jornada de descobertas, conhecimento e muito aprendizado sobre como criar obras de arte com o agregado siderúrgico. A equipe do projeto Agregando Arte Ano II é formada por Marilda Lyra (direção de produção), Cirlene Almeida (produção executiva), Silvania Pereira (assessora de imprensa), Enyály Poletti (design gráfico), Rodrigo Zeferino (fotografia), Deivison Thales (assistente de produção) e Danubia Sá (apoio de produção).

 

 

 

keyboard_arrow_up