Fórum de políticas de educação superior é encerrado com desafios a conquistar

A primeira edição do Fórum de Políticas de Educação Superior, realizada nesta sexta-feira, 15 de março, durante a CRES+5 — reunião de acompanhamento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES 2018) —, abordou dois temas-chave para as políticas públicas da educação superior na região: a qualidade e o financiamento. Nesse âmbito, o eixo transversal foi a contribuição da educação superior para o desenvolvimento sustentável.

O evento, organizado pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC), foi dividido em dois painéis. Houve a participação de formuladores de políticas públicas da região do mais alto nível, além da contribuição do público, em debates abertos.

Foram apresentados, no primeiro painel do dia, os desafios e as oportunidades para melhorar a qualidade da educação superior, com uma perspectiva abrangente que envolveu: monitoramento e melhoria da qualidade dentro das instituições; supervisão em nível de sistema, por agências de garantia de qualidade; qualidade no desenvolvimento das missões (ensino, pesquisa e administração); competências do corpo docente e aprendizagem profissional; relevância da educação superior e da investigação para as necessidades sociais; e inovação em práticas de melhoria da qualidade.

O segundo painel discutiu o financiamento da educação superior e a sustentabilidade. A discussão abordou aspectos como: mecanismos de financiamento público e privado para instituições de educação superior; esquemas de apoio financeiro a estudantes por meio de bolsas de estudo e empréstimos; considerações sobre empregabilidade e as condições de trabalho; atribuição de bolsas de pesquisa; formas econômicas para uma educação superior de qualidade, acessível e inclusiva; autonomia financeira das instituições; e abordagens de financiamento inovadoras.

Durante os debates, os participantes apresentaram perspectivas baseadas nas suas experiências e discutiram estratégias eficazes para construir modelos de financiamento sustentáveis, que respondam às necessidades da educação superior e otimizem o seu impacto na sociedade. A relação entre as políticas relacionadas com o financiamento da educação superior e a contribuição do setor para a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também foi pauta do encontro.

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