Nova gestão será focada na representatividade e melhoria contínua das indústrias.
O empresário Flaviano Mirco Gaggiato foi oficialmente empossado presidente da FIEMG Regional Vale do Aço na noite dessa segunda-feira, 06/08, em Ipatinga.
A foto de capa deste post mostra que jovialidade combina com responsabilidade, e o novo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, entrou no ritmo da descontração, ainda que, nas reuniões que se sucederam durante o dia, o clima tenha sido de seriedade e responsabilidade. Nesta foto, ele e o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, confraternizam com membros da FIEMG Jovem V.A.
Então, aos fatos:
Prestigiado por presidentes de sindicatos empresariais, representantes de entidades, autoridades políticas e lideranças empresariais a solenidade contou ainda com a presença do Presidente do Sistema FIEMG, Flávio Roscoe Nogueira, do Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Minas, Teodomiro Diniz Camargos, do Vice-Presidente do Sistema FIEMG e Presidente do Sindivest MG, Luciano Araújo e do Prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha.
Diretor – Presidente da Viga Caldeiraria, Flaviano Gaggiato foi vice-presidente da FIEMG Regional Vale do Aço nos últimos 11 anos e o primeiro presidente do Sindimiva – Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ipatinga. Também foi agraciado com o título de Mérito Industrial pela FIEMG em 2013.
“Criamos um clima favorável de união de propósitos com as diversas lideranças regionais e da cadeia produtiva, o que evidencia nossa crença na força da ação coletiva. Juntos, vamos continuar trabalhando para fazer do Vale do Aço o melhor lugar para se viver e produzir”, disse o presidente empossado.
Flaviano ressaltou ainda os principais desafios da indústria. “As mudanças no cenário nacional, como os impactos da reforma trabalhista, o fim da contribuição sindical compulsória, o desequilíbrio das contas públicas e o excesso de burocracia são apenas alguns dos pontos que afetam as nossas indústrias e que impactam a vida de toda a sociedade. Sei que representar uma entidade como a FIEMG neste cenário é um grande desafio a ser assumido.”
E reforçou que pretende dar sequência às grandes iniciativas implantadas pela entidade. “Daremos continuidade a Agenda de Convergência para o Desenvolvimento do Vale do Aço, o Movimento Nova 381, o Conselho Estratégico e a Campanha Vote Vale do Aço. O associativismo será a nossa premissa na oferta de soluções eficientes para promover o crescimento das indústrias por meio da atuação da assessoria nas áreas de financiamentos, legislação trabalhista e tributária, meio ambiente e responsabilidade social empresarial, tornando nossas indústrias cada vez mais competitivas e sustentáveis”, pontuou.
Convergência
Flávio Roscoe, presidente do Sistema FIEMG, parabenizou o novo presidente e destacou a missão da entidade de defender os legítimos interesses da indústria e o desenvolvimento sustentável do Estado. “É uma missão que realizaremos em conjunto: Federação, Sindicatos Empresariais e Indústria. Esta é a razão de nossa existência. Conte conosco para construirmos, juntos, um ambiente de negócios que nos permita concorrer e conquistar mercados no Brasil e no mundo”, pontuou o 14° presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, eleito no dia 12 de abril para o período 2018 – 2022.
Para o empresário do setor têxtil, o Vale do Aço é um polo industrial. “A região é o vale de grandes empresas, âncoras do crescimento de Minas Gerais em setores fundamentais para a nossa economia. Fortalecê-la é tarefa que assumiremos com responsabilidade e enorme vigor. Juntos, trabalharemos para que a indústria do Vale do Aço e de Minas Gerais seja o carro-chefe do desenvolvimento do estado”.
Na ocasião, Roscoe criticou a inoperância dos governos diante das necessidades da classe empresarial que gera renda para a manutenção do Estado. “A burocracia para a instalação de empresas, principalmente em Minas Gerais, é uma grande barreira para a criação de novas oportunidades a empresários que desejam implantar suas indústrias e são barrados pela burocracia, principalmente na legislação ambiental”.
Segundo o presidente o atual cenário necessita de maior participação da classe empresarial na política. “O país passa por uma crise que se nada for feito, iremos nos distanciar ainda mais do mundo. Esse é o momento de fazermos as reformas necessárias para o desenvolvimento do nosso Estado e do Brasil”, concluiu.
Presidente da entidade nos últimos 12 anos, Luciano Araújo desejou uma gestão promissora ao seu sucessor. “Este mês comemoramos 20 anos da FIEMG Regional Vale do Aço e um filme passa na nossa cabeça. Quantos desafios enfrentados, quantas conquistas, como crescemos e nos tornamos uma região de referência industrial. Agradeço a oportunidade de ter contribuído para o desenvolvimento dessa região. Agradeço ao Flaviano pelo seu apoio a essa entidade que temos profundo orgulho. Desejo sucesso na continuidade desse trabalho tão essencial para as nossas indústrias”, ressaltou.
Visita
Durante sua visita a Ipatinga, Flávio Roscoe reuniu-se com diretores das empresas âncoras da região e presidentes de sindicatos patronais do Sistema FIEMG, conheceu as instalações do SENAI Rinaldo Campos Soares e do Centro de Excelência em Engenharia do Vale do Aço. Concedeu coletiva a imprensa e participou do Café Empresarial oferecido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga – Aciapi/CDL. A noite participou da 22ª Reunião da Agenda de Convergência para o Desenvolvimento do Vale do Aço e da Posse do novo presidente regional.
FOTOS IDENTIFICADAS
(Por Rodrigo Zeferino)
Na foto 1: Jefferson Bachour – vice-presidente do Sindimiva, Nardyello Rocha – prefeito de Ipatinga, Flaviano Gaggiato – presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flávio Roscoe, presidente do Sistema FIEMG, Luciano Araújo – vice-presidente do Sistema FIEMG, Luiz Campello Filho – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Ipatinga, Teodomiro Diniz Camargos, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE MG, Fabrício Lara – presidente do Sinpava e Victor Araújo – presidente do FIEMG Jovem.
Na foto 2: o primeiro da esquerda Osamu Nakagawa – Diretor Executivo Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation – acionista controladora da Usiminas:, os três últimos Naohiro Doi – presidente da Cenibra, Túlio Chipoletti – vice presidente industrial da Usiminas e Júlio Ribeiro – diretor da Cenibra