Filme de Ipatinga participa de festival internacional de cinema e dança na Espanha

O trabalho audiovisual produzido no interior de Minas Gerais mais uma vez atravessa fronteiras e agora chega a Madrid, na Espanha: a videodança “Aqui”, criação do artista mineiro Luciano Botelho com direção de Léo Coessens, integra a programação do FIVER’25 – Festival Internacional de Cine, Danza y Nuevos Medios, que acontece de 11 a 14 de setembro de 2025 no Centro Danza Matadero, na capital espanhola. Considerado um dos principais encontros mundiais dedicados ao diálogo entre cinema, dança e novas mídias, o FIVER celebra em sua 13ª edição mais de vinte obras vindas de diferentes continentes, com especial destaque para a produção brasileira.

“Aqui” estreou no final de 2024 e foi criado a partir de exercícios de observação e improvisação em paisagens da cidade de Ipatinga. Foi selecionado inicialmente pela Mostra Internacional de Videodança Moveconcreto! Edição Catas Altas, de onde partiu o convite para cruzar o oceano e integrar o FIVER. Depois de Madrid, a obra também se prepara para ganhar espaço no Festival de Dança de Itacaré (BA) Ano XIII, confirmando a circulação nacional e internacional justamente de uma produção que olha poeticamente para questões relacionadas a lugares e memórias. “A gente selecionou o filme pelo frescor, pela poética, pela honestidade e pela exploração linda de uma narrativa biográfica que apresenta um corpo que pensa, que dança e que respira vida na sua relação com a câmera e com a edição” afirma Alex Pachón, artista espanhol membro da equipe de direção artística do festival.

Esta é a terceira criação de uma sequência de trabalhos concebidos por Luciano Botelho em colaboração com Léo Coessens. Depois de “…fora de todas as casas, de todas as lógicas”, criado no contexto da pandemia, e de “Fleshibequi”, que contou com a participação do artista cearense Joubert Arrais, “Aqui” reafirma a videodança como linguagem potente e expandida na cena contemporânea. A obra coloca em evidência o gesto, a memória, o corpo e o território como matéria de criação, dando continuidade a um percurso de investigações entre dança e audiovisual.

Outro desdobramento é o mini documentário “Aqui – um processo” em que se pode conferir um pouco sobre o processo criativo do trabalho e que está disponível nos perfis de instagram @hibriduspontodecultura, @lucaoluciano e @leocoessens.

 

Sobre Luciano Botelho e Léo Coessens

O artista mineiro Luciano Botelho, radicado em Ipatinga (MG), construiu uma trajetória marcada pela dança contemporânea e pela produção cultural no interior de Minas. Fundador do grupo Hibridus Dança e coordenador do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi), Luciano já levou suas criações para diferentes países em turnês internacionais e, mais recentemente, passou a explorar a videodança como linguagem expandida.

Léo Coessens, multiartista integrante do Coletivo Aberto de Teatro, desenvolve trabalhos nas artes cênicas e visuais, transitando entre diferentes funções criativas. Recentemente dirigiu o filme “Pra onde eu vou?”, criado em parceria com André Rissi, e o espetáculo de teatro “O Mundo é Redondo”, criado em parceria com a atriz Camile Gracian.

 

Ficha Técnica:

“AQUI”

Performance: Luciano Botelho

Direção e Edição: Léo Coessens

Trilha sonora: Barulhista

Figurino: Barbara Pavione

Colaboração: Wenderson Godoi

 

Serviço

 

Exibição da videodança Aqui no FIVER’25 – Festival Internacional de Cine, Danza y Nuevos Medios

Data: 14 de setembro de 2025 (domingo)

Hora 17h

Local: Nave 11 – Centro Danza Matadero, Madrid (Espanha)

 

keyboard_arrow_up