Um mês após a implantação do Faixa Azul Online, a Acicel e a Guarda Mirim fizeram um levantamento dos dados colhidos pelo novo sistema de estacionamento rotativo de Coronel Fabriciano.
Através dos dados, as entidades gestoras do sistema puderam perceber que um dos maiores problemas do estacionamento rotativo é que alguns usuários não respeitam as regras do Faixa Azul. Nesse primeiro mês, apenas 15% dos usuários que utilizaram o serviço rotativo pagaram por ele. Outro dado importante observado é que o número de carro estacionados nas ruas do Centro da cidade diminui bastante. Segundo o presidente da Acicel, Marco Túlio Lamounier, “desde que assumimos a gestão compartilhada com a Guarda Mirim, há trinta dias, percebemos que uma média de 300 carros deixaram de estacionar nas ruas do centro, ou seja, estes carros eram de empresários, lojistas, comerciantes, profissionais liberais ou funcionários públicos que trabalham ao redor do colar principal do centro da cidade”.
Durante esses trinta dias, a Acicel e Guarda Mirim fizeram uma campanha de comunicação para informar a toda população sobre o novo controle implantado no rotativo da cidade. Neste período, as advertências emitidas pela Guarda Mirim aos usuários que estavam irregulares com as regras do rotativo tiveram seus valores transformados em créditos para que o usuário começasse a utilizar o rotativo de forma eletrônica.
O rotativo é regulamentado por decreto municipal e aos Guardas Mirins é permitido emitir advertências sobre as irregularidades apenas referentes ao estacionamento rotativo, são elas: estacionar sem adquirir o ticket, ultrapassar o tempo máximo permitido por vaga (2 horas) e estacionar fora da vaga, impedindo ou atrapalhando outros veículos.
As demais infrações só podem ser fiscalizadas e autuadas por agentes de transito ou pela polícia militar. As pessoas não devem confundir a advertência emitida pela Guarda Mirim com a multa de transito. A mesma só pode acontecer se o usuário do rotativo estiver com a notificação de irregularidade e for pego em flagrante pelo agente de transito.
Esse período educacional já surte efeitos. Segundo dados do levantamento, 2.523 pessoas realizaram seu cadastro no Faixa Azul Online e estão utilizando o serviço regularmente. “A tendência é que no decorrer dos próximos dias a população veja a facilidade de utilizar o serviço, proporcionando o objetivo principal que é a rotatividade dos veículos permitindo o encontro de vagas para todos que precisarem realizar suas compras no centro da cidade”, explica Marco Túlio.