Espetáculo Vez em quando, do grupo Núcleo de Dança-Dor

EXPOSIÇÃO OLHARES DIVERSOS APRESENTA ARTISTAS EM VÍDEOS

Nesta quinta-feira (12), é celebrado o Dia Nacional das Artes. A data marca a abertura da série de vídeos que as redes sociais da Aperam no Brasil exibirá no mês de agosto. Serão quatro filmes apresentando diversos artistas e suas obras. A mostra reúne vinte e três artistas plásticos dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

“A mostra Olhares Diversos é realizada há nove anos pela Fundação Aperam Acesita. No ano passado, não foi possível realizar o evento devido à necessidade de se manter o distanciamento social. Neste ano, vimos na série uma oportunidade de apresentar os artistas e seus trabalhos, contando um pouco do olhar e a forma de criação de cada um”, descreve a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Kelly Soares.

O primeiro vídeo será lançado nas redes sociais da Aperam no Brasil, no próximo dia 12; os demais poderão ser conferidos aos sábados (14, 21 e 28 de agosto).

O artista Edvandro de Oliveira mora na cidade de Mantenópolis, no Espírito Santo. O artista visual, que integra a mostra on-line, trabalha com grafite desde 1998, mas foi a partir de 2001 que ele começou a trabalhar profissionalmente com a sua arte. “Minhas fontes de inspirações para criar são várias, mas, de um tempo pra cá, ao ter conhecimento do folclore capixaba, essa manifestação se tornou o tema principal dos meus quadros. É uma forma de resgatar a memória do nosso povo”, conta Edvandro.

Do estado de Minas Gerais, a série recebe artistas do Vale do Aço (Ipatinga, Timóteo e Cel. Fabriciano) e das cidades de João Monlevade, Belo Horizonte e Dionísio, como a artista Tereza Guedes. “A pintura pra mim é uma terapia. Quando estou pintando, eu me sinto leve, tranquila, ligo minha alma ao divino. Gosto de retratar o que me encanta, o que acho belo”, relata a artista que participa pela primeira vez da mostra.

Teatro on-line

A programação cultural on-line da Fundação Aperam Acesita ainda traz no próximo domingo (15), às 16h, por meio dos canais do Youtube da Aperam no Brasil e do Hibridus Dança, o espetáculo Vez em quando, do grupo Núcleo de Dança-Dor.

“Em terra de “Vez em quando”, Antônio tem mania de acreditar no que inventa”. Essa brincadeira irá permitir aos espectadores viagens para o lugar onde ser criança é ficar de cabeça para baixo, andar no ritmo do coração e sentir a essência de amar o que inventa. A diversão é garantida para todos, tanto para criança quanto para os adultos, pois relembra o que a infância tem de melhor.

O espetáculo conta com  Iorran Félix, Fabiane Martins, Calel  Rasec, Tata Fernandes e Kristhyan Gomes no elenco, e a poesia de Daniel Viana.

A atração faz parte da programação do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi), que tem o patrocínio da Aperam, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3