Lélio Costa e Silva

EXPOSIÇÃO CARTA DAS ÁGUAS ESTÁ NO SHOPPING VALE DO AÇO

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, destaca a importância da água para todos os seres vivos. Para chamar a atenção para as questões ambientais e a valorização das águas, o Shopping Vale do Aço recebe a partir da próxima segunda-feira, (21), a exposição “Carta das Águas”, do médico-veterinário e ambientalista Lélio Costa e Silva.

Lélio explica que a exposição “Carta das Águas” surgiu da necessidade de mostrar a todos, de uma forma mais direta, por meio da manifestação dos agentes das águas, como rios, córregos e até das torneiras, como a água é importante para todos. “A exposição é também um convite à reflexão e a uma mudança de atitude”.

Para o curador da exposição, cada visitante terá uma experiência diferente ao ler as cartas. Além de ler e analisar, Lélio acha importante que as cartas sejam respondidas. “Que essas cartas consigam tocar o coração de cada leitor, que procurem respondê-las, com uma atitude mais sábia e responsável no que diz respeito à água”, declara.

A gerente de marketing do Shopping Vale do Aço, Priscila Coelho, ressalta a importância da exposição para a percepção da população sobre o uso racional da água. “Buscamos ajudar na conscientização das pessoas sobre a preservação dos recursos hídricos, um tema tão importante e mundialmente discutido. Esperamos trazer a reflexão para nossos clientes ao lerem as cartas sobre como podemos contribuir para economizar e preservar esse bem tão importante para a sustentabilidade da vida”, conclui.

A exposição será montada no segundo piso do Shopping Vale do Aço, próximo ao cinema. A cenografia da exposição conta com ilustrações da artista plástica Magda Libânia Anacleto. A entrada é gratuita e o horário de visitação acompanha o horário de funcionamento do centro de compras.

“Carta das Águas”

A água está presente em todos os momentos da nossa vida, afinal, 70% do nosso corpo é composto por água, a mesma proporção do planeta Terra.

Um paralelo: cerca de 11% da população mundial ainda não possui acesso a água potável e mais de 15% continua vivendo sem redes de esgoto. Apenas pouco mais de 2% de toda a água do planeta está disponível para ser usada pelos seres vivos.

Já as cartas são uma maravilha da mente humana. Uma verdadeira arte em colocar palavras em um papel, que normalmente tem endereço certo, com remetente e destinatário.

O primeiro documento literário do Brasil foi uma carta. Essa forma de produção textual existe desde quando o ser humano necessitou de comunicação à distância ou, mais precisamente, desde as inscrições rupestres, as quais nada mais eram que cartas em forma de símbolos.

A exposição “Carta das Águas” é a junção dessas duas coisas onde valoriza a água e a carta, hoje tão incomum, já que a digitalização trouxe o e-mail como carta virtual. Na mostra, as cartas têm como remetentes diferentes cursos d’água.

Lélio Costa e Silva

Lélio Costa e Silva há anos é um defensor da natureza. Amante dos animais, das plantas e das águas, tem atuação em diversas áreas, principalmente na educação ambiental.

Desde julho de 1984, é o responsável técnico pelo zoológico do Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus). É médico-veterinário por formação e possui diversos trabalhos em elaboração e desenvolvimento de projetos em Educação Ambiental e Sanitária. Já foi professor de Educação Ambiental do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Unileste e, atualmente, dá aulas no curso de Medicina Veterinária também no Unileste, da disciplina Animais Silvestres.

Além disso, Lélio Costa e Silva é criador do Projeto Xerimbabo, uma importante ação de educação ambiental, direcionada para crianças e adolescentes realizado há mais de 30 anos.

SERVIÇO:
Exposição “Carta das Águas”

De 21 a 31 de março

Shopping Vale do Aço | Segundo Piso, próximo ao Cinema

Entrada gratuita

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022