Francisvaldo ao lado de esposa, filhos e amigos no Mutirão pela Ética e Cidadania, em 2011

EVENTO FESTIVALDO ACONTECE NESTE FINDI

No próximo sábado, dia 9 de julho de 2022, a partir das 14h,  vai acontecer no Teatro de Arena do Parque Ipanema, Ipatinga/MG, o FestVALDO. Organizado por um grupo de amigos e admiradores da trajetória do homenageado, o evento é aberto, gratuito e visa celebrar a vida de Francisvaldo Feitosa da Silva.

Nascido em 16 de abril de 1968, Francisvaldo faleceu no ano passado, dia 25 de abril de 2021, quando havia acabado de completar 53 anos de idade, vítima da pandemia da Covid-19. O ex-professor de Português e Literatura deixou esposa, dois filhos (26 e 24 anos) além de inúmeros amigos, familiares, ex-alunos, membros e parceiros de comunidades religiosas e admiradores, que vão se reunir para realizar o evento em homenagem a ele e a todas as vítimas da Covid-19 de nossa região.

O percurso profissional de Francisvaldo iniciou no SENAI, a partir do qual houve o ingresso na Usiminas onde trabalhou durante 17 anos. Entretanto, sua paixão pelas palavras, poemas  e livros o influenciou a iniciar sua graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia e Letras de Caratinga. Formado, trocou o emprego na Usiminas e iniciou sua trajetória como professor de Português e Literatura. Com uma didática impecável que comovia os estudantes, trabalhou nas instituições de ensino: Escola Educação Criativa, Colégio Padre De Man, Colégio São Francisco Xavier além dos pré- vestibulares Gauss e Vetor. Ainda,  e não menos importante, Francisvaldo foi, durante anos, professor de Português e de Literatura de forma totalmente voluntária no pré-vestibular comunitário Núcleo Atitude, da Rede EDUCAFRO, localizado no Bethânia, bairro onde residia.

Educador comprometido com as lutas sociais, participou junto à sua família, das lutas por justiça social no Mutirão pela Ética e Cidadania. Além disso, religiosamente também fez história e marcou muitas vidas na região. Aos 16 anos começou sua trajetória na Comunidade São Jorge, no bairro Bethânia, tendo sido membro atuante da Pastoral da Juventude (Grupo JUBAP) e da Pastoral Familiar (Grupo Mensageiros do Amor). Exerceu a função de Ministro da Palavra por muitos anos na Instituição.

O FestVALDO surgiu do desejo de amigos e familiares em homenagear toda essa trajetória de Francisvaldo. Para isso, foram criados formulários de inscrição e divulgados entre grupos mais próximos para se inscreverem quem tivesse interesse em realizar as homenagens. Com isso, serão mobilizados no evento do próximo final de semana um concurso de poemas, declamação de poesias, cerimônia inter-religiosa, apresentações culturais diversas tais como dança, música, literatura de cordel, entre outras intervenções artísticas.

Segundo a historiadora, amiga de longa data e uma das entusiastas precursoras do FestVALDO, Marilene Tuler: “será um lindo festival de homenagens a meu querido amigo Francisvaldo Feitosa. Teremos um evento repleto de apresentações culturais, religiosidade, fé, lembranças e muitas saudades.  O evento é aberto, o convite é extensivo. Contamos com a presença de todos que já se sentiram tocados de alguma forma pela vida desse grande ser-humano. Esperamos encontrar vários amigos de estrada no próximo sábado para realizarmos juntos esta mais que merecida celebração”.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email