EUA fecham as portas para barrar imigrantes na fronteira com o México

Portas fechadas. Em uma mudança agressiva na sua política migratória, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (04) novas normas para barrar a chegada de imigrantes na fronteira com o México.

  • Segundo o The New York Times, essa foi a medida contra imigrantes mais dura já tomada por um presidente democrata e estará em vigor a partir de hoje (05).

Um passo atrás: No início do seu mandato, Biden assinou uma ordem reabrindo as fronteiras com o México, fechadas por Trump na pandemia.

  • No entanto, a situação fugiu do controle e imigrantes têm chegado em números recordes ao país. Para se ter ideia, em dezembro de 2023, cerca de 250 mil pessoas tentaram entrar nos EUA pela fronteira com o México.

Mas o que a nova ordem determina? Agora, imigrantes que cruzarem a fronteira ilegalmente serão impedidos de pedir asilo uma vez que um limite diário seja atingido.

  • Eles serão expulsos do país, sendo mandados de volta para o México ou ao seu país de origem.

As fronteiras serão fechadas todas as vezes que a entrada de pessoas ultrapassar um limite diário de 2.500 pessoas — número que tem sido constantemente superado.

  • Em abril, por exemplo, foram 4.300 travessias por dia.

Quadro geral: Apesar de sempre defender a importância da imigração para o país, a nova medida está sendo vista como uma forma de Biden angariar mais votos de eleitores insatisfeitos com a situação. Por lá, as eleições presidenciais ocorrerão em novembro.

Fonte: Daily Fin

keyboard_arrow_up