Eu me demito

“Eu me demito”. O Brasil registrou mais de 2 milhões de demissões voluntárias no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período de 2023.

  • A demissão voluntária ocorre quando o funcionário deixa o emprego por vontade própria, sem ser demitido pela empresa. Nesses casos, o funcionário não tem direito à multa do FGTS nem ao seguro-desemprego. Ou seja, a pessoa está realmente decidida, não é?

Mas o que está acontecendo? O comportamento do mercado de trabalho indica uma maior oferta de vagas, permitindo que os trabalhadores migrem para empregos com melhores oportunidades.

  • Basta lembrar que, há pouco tempo, estávamos na pandemia, quando muitos empregos foram afetados e, para sobreviver, muita gente aceitou qualquer trabalho disponível. Agora, talvez seja o momento de buscar novos voos.

Para se ter uma noção: Só em 2023, 7,3 milhões de pessoas pediram demissão voluntária, representando 34% dos mais de 21,5 milhões de desligamentos registrados no ano.

Ampliando a visão: A pandemia realmente mudou as formas de trabalho. O Brasil, por exemplo, lidera a adoção do modelo híbrido. Uma pesquisa mostrou que 86% dos entrevistados trabalham parte do tempo no escritório e parte em casa, acima da média de 71% na América Latina.

Surfando essa onda, a busca por vagas home office aumentou 50% no Brasil em 2023.

keyboard_arrow_up