Celebrar a identidade local por meio de traços, cores e texturas que resgatam lembranças, afetos e histórias é a essência da nova exposição da estilista e produtora de moda Vanuza Bárbara. Intitulada “O Vale Estampado – Lenços que Contam Histórias”, a mostra será inaugurada nesta quinta-feira (9), no Espaço Artesania (Loja 135), no Shopping do Vale, e segue aberta à visitação até o dia 26 de outubro. A entrada é gratuita.
O projeto transforma memórias e vivências da comunidade em arte estampada e é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), com execução da Prefeitura de Ipatinga, via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).
Estamparia artesanal e sustentabilidade
A exposição reúne uma coleção de lenços criados em oficinas de estamparia artesanal, realizadas com moradores de Ipatinga. Cada peça reflete as lembranças, os afetos e as referências culturais dos participantes, que aprenderam técnicas de estamparia sustentável, utilizando pigmentos naturais e tecidos ecológicos.
“Mais do que uma mostra de moda, O Vale Estampado é uma celebração da identidade local e da força das histórias coletivas. Os lenços revelam o olhar sensível de uma comunidade que se vê representada e valorizada, reafirmando a moda como expressão cultural e instrumento de inclusão”, destaca Vanuza Bárbara.
Solidariedade e afeto
Ao fim da exposição, todas as peças serão doadas a instituições que apoiam mulheres em tratamento oncológico, reforçando o compromisso do projeto com o impacto social e o cuidado humano. “Nosso desejo é que esses lenços levem às pacientes um pouco do carinho e da alegria das histórias que eles carregam. É um gesto de apoio e afeto das nossas artesãs para essas mulheres em recuperação”, acrescenta a artista.
Equipe e parceiros
O projeto “O Vale Estampado” tem realização de Vanuza Bárbara, produção executiva da Fino Trato, design gráfico de Isaías Campos (Café com Design), produção artística de Henrique Assis, interpretação em Libras de Jenyffer Scafutto e assessoria de comunicação de Rômulo Amaral.
A equipe conta ainda com Mari Antonaci e Balv (redes sociais), Suelem Emerick (prestação de contas), Fernando Tavares (produção técnica) e tem como local de realização a Associação Cuidado Humano, no bairro Betânia, em Ipatinga. São parceiros do projeto a Associação Cuidado Humano e Bendito Pano e Artesania.