Para quem sonha em atuar ou se profissionalizar na área da moda, surge uma nova oportunidade no Vale do Aço. Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Moda e Cultura: Formação em Criação e Gestão para Profissionais da Moda”, com turmas em Timóteo e Ipatinga. A iniciativa é da estilista Bárbara Vanuza, referência em moda sustentável e economia criativa, viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (31) 98829-9591 (Leila Cunha). Mais informações pelo Instagram @artesania.decultura.
A formação é voltada para estilistas, modelistas, costureiros, empreendedores e pessoas interessadas em moda. As aulas iniciam neste mês e acontecerão em dois espaços. Em Ipatinga, às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, no Espaço Café com Designer (Rua Castro Alves, nº 163, bairro Cidade Nobre). Em Timóteo, às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, no Ponto de Cultura Dama (Rua Romualdo Cristiano Alves, nº 5, bairro Timirim).
De acordo com Bárbara Vanuza, o curso integra formação técnica e criativa com conhecimentos em políticas culturais, gestão e desenvolvimento de projetos. “Oferecemos uma capacitação completa, que alia práticas de criação e confecção de moda ao desenvolvimento de projetos culturais e ao empreendedorismo no setor, ampliando as possibilidades de atuação dos participantes no mercado profissional”, destaca a estilista.
Curso
Com duração de quatro meses, o curso atenderá 40 participantes, sendo 20 vagas por cidade. A formação é estruturada em seis módulos teóricos e práticos, distribuídos em 12 encontros de duas horas, possibilitando o desenvolvimento de habilidades técnicas aliadas à compreensão de processos de gestão, sustentabilidade e valorização cultural da moda.
O projeto é uma realização de Bárbara Vanuza, com produção da Fino Trato, assessoria de comunicação de Rômulo Amaral (Catavento Cultural), fotografias de Teuller Morais, arte visual do Café com Design, coordenação de produção de Herique Assis e parcerias do Ponto de Cultura Dama e Ponto de Cultura Artesania. As oficinas serão ministradas por Bárbara Vanuza, Leila Cunha, Izadora Muniz e Herique Assis.
Cronograma
Módulo 1 – Identidade e Cultura na Moda
Oficineira: Bárbara Vanuza
Ipatinga: 23/02 e 02/03 (Terça-feira)
Timóteo: 25/02 e 04/03 (Quarta-feira)
Módulo 2 – Criação e Técnicas de Produção (Modelagem)
Oficineira: Izadora Muniz
Ipatinga: 9 e 17/03 (Terça-feira)
Timóteo: 11 e 18/03 (Quarta-feira)
Módulo 3 – Sustentabilidade e Moda Consciente
Oficineira: Bárbara Vanuza
Ipatinga: 24 e 31/03 (Terça-feira)
Timóteo: 25/03 e 01/04 (Quarta-feira)
Módulo 4 – Gestão e Empreendedorismo na Moda
oficineiro: Herique Assis
Ipatinga: 07 e 14/04 (Terça-feira)
Timóteo: 08 e 15/04 (Quarta-feira)
Módulo 5 – Políticas Culturais e Desenvolvimento de Projetos
Oficineira: Leila Cunha
Ipatinga: 28/04 e 05/05 (Terça-feira)
Timóteo: 22 e 29/04 (Quarta-feira)
Módulo 6 – Projeto Autoral, Exposição e Certificação
Oficineira: Bárbara Vanuza
Ipatinga: 12 e 19/05 (Terça-feira)
Timóteo: 06 e 13/05 (Quarta-feira)





