estação Pedra Mole entrada

ESTAÇÃO PEDRA MOLE É ABERTA PARA O PÚBLICO

A partir desta quinta-feira (13/05), a comunidade poderá voltar a admirar a bela paisagem das Ruínas do Prédio da Estação Pedra Mole. Depois de cinco meses fechado em função do agravamento da pandemia da Covid-19, o espaço poderá ser visitado às quintas e às sextas-feiras, entre 10h e 15h, e aos sábados, de 9h às 16h. Os visitantes devem seguir as recomendações de prevenção à Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de 2 metros e higienização das mãos.

O bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga está localizado às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo. O acesso às Ruínas da Estação de Pedra Mole é feito a pé, por meio de uma trilha de 650 metros. O caminho é orientado por totens com informações históricas sobre o local.

Encontro dos rios Doce e Piracicaba

Em 2019, a Estação Pedra Mole foi restaurada pela Usiminas, com apoio do Instituto Usiminas, com investimento de aproximadamente R$ 750 mil. O projeto de reforma contou com a anuência e acompanhamento do Ministério Público Estadual e do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga. Na área da Estação foi construído um mirante para contemplar o encontro dos rios Doce e Piracicaba. No local onde estão as ruínas e onde funcionava a antiga Estação, o projeto de restauro manteve os aspectos construtivos das estações da época aliados a elementos construtivos modernos.

 

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3