vlcsnap-2023-11-24-11h48m28s350

ESPAÇO CULTURAL CASA LABORATÓRIO E INSTITUTO USIMINAS: PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DA REVISTA CHIQUE!

Legenda: João Carlos Cardoso, diretor de arte e fundador do Casa Laboratório: “Atualmente, o incentivo do setor privado às iniciativas culturais é a principal alavanca do setor da economia criativa”

O projeto que nasceu em 2008, incentivado pela Usiminas, mantém desde então uma parceria contÍnua com a empresa no desenvolvimento de suas atividades nos territórios de Minas Gerais. O projeto funcionou com seu espaço cultural em Ipatinga/MG, no bairro Iguaçu, entre os anos de 2008 a 2017. A partir de 2018 se estabeleceu no Shopping Vale do Aço, onde multiplicou exponencialmente seu público, atividades e demandas artísticas. Em 2020 o espaço foi reconhecido como Ponto de Cultura pela Rede Cultura Viva do Ministério da Cultura e, em 2021, a entidade obteve o reconhecimento como de Utilidade Pública Municipal pela Câmara Municipal de Ipatinga.
O Espaço Cultural Casa laboratório possui em sua estrutura uma sala de espetáculos e atividades formativas com capacidade para 150 pessoas; camarim; hall com recepção, secretaria e um ateliê de figurinos e adereços. Os ambientes ofertam acessibilidade para todos os públicos e funcionam todos os dias da semana. Para o diretor de arte e fundador da instituição, João Carlos Cardoso, “sem a manutenção do incentivo da Usiminas e a parceria do Instituto Usiminas ao longo desses anos, a operação das atividades do projeto não seria possível. Completar quinze anos de história em colaboração com essas duas grandes instituições é um grande privilégio. Privilégio esse, do qual fazemos bom uso e sempre por onde somos merecedores”.
O Espaço Cultural Casa Laboratório proporciona a artistas profissionais, amadores e estudantes das artes cênicas um ambiente permanente de estudo e aperfeiçoamento. Através de oficinas, workshops, rodas de conversas, palestras, residências artísticas, exposições de artes visuais, mostras e festivais, a “Casa”, como é carinhosamente reconhecida, promove o intercâmbio com os mais variados e conceituados grupos artísticos e profissionais do estado e do Brasil, tornando-se referência como espaço para o compartilhamento de conhecimento, pesquisa e experimentação de novas linguagens. O espaço é um dos principais equipamentos independes destinados às culturas de Minas Gerais e mantém uma programação cultural permanente e diversificada, atraindo um público superior a 72.000 pessoas e gerando mais de 500 empregos diretos e indiretos nos setores da economia criativa, anualmente.

Todas as iniciativas do projeto estão alinhadas com os pilares do desenvolvimento sustentável e o bem viver! Em 15 anos, através do incentivo da Usiminas e o apoio do Instituto Usiminas e Shopping Vale do Aço, a Casa promoveu o encontro de quase um milhão de pessoas, em diversas experiências com as artes, por vários territórios do Brasil. Mais de mil apresentações públicas ocuparam a sala de espetáculos do espaço, reunindo artistas locais e de todo o mundo. Cerca de mil discentes concluíram o programa de formação de atores e oficinas culturais gratuitas realizadas pelo projeto. Hoje, diversos ex-alunos atuam profissionalmente na indústria criativa. Em parceria com diversas escolas públicas e comunidades em Minas Gerais, os festivais e mostras produzidos pela Casa articularam diversas atividades para pautar a vida nas florestas e a construção de cidades sustentáveis e populares.

Atualmente, o incentivo do setor privado às iniciativas culturais é a principal alavanca do setor da economia criativa. Sem essas parcerias, as comunidades e sua população são as mais impactadas. Afinal, “uma cidade, um país, em tempos de globalização, que não prioriza o acesso às artes e a culturas para o seu povo, está fadado ao desaparecimento”. Não há outra forma de mover a engrenagem do mundo. Nossa capacidade de prospectar um mundo melhor é uma competência que só se alcança através das artes. Artes, só se faz em conjunto: pessoas, cidades e as corporações.
Quem venham muitos anos de parceria para o fortalecimento dos territórios de nossa região.

Compartilhe com um amigo

Facebook
WhatsApp
Email