A Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC) recebe, nos dias 10 e 11 de dezembro, das 19h às 21h, uma oficina gratuita de criação em dança com a dramaturgista, diretora e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Thereza Rocha, uma das principais pesquisadoras da dramaturgia da dança contemporânea no país. A atividade é aberta à comunidade, dispensa inscrição prévia e integra o projeto Roda Cultural, realizado pelo Hibridus Dança Pontão de Cultura, com recursos da Prefeitura Municipal de Ipatinga, por meio de Emenda Impositiva.
Com forte atuação no diálogo entre corpo, linguagem e processos de criação, Thereza propõe uma oficina voltada à experimentação, à composição e ao pensamento dramatúrgico da dança. A atividade é destinada a artistas, estudantes, agentes culturais e interessados em práticas de criação, independentemente de nível técnico ou experiência prévia.
Além de conduzir a oficina, Thereza Rocha está em residência na cidade como diretora de Ornitorrinco, novo trabalho do grupo Hibridus, com estreia marcada para os dias 30 e 31 de janeiro de 2026, no Teatro do Centro Cultural Usiminas.
A ação formativa integra um ciclo de qualificações promovido ao longo do ano pelo Roda Cultural, que trouxe para Ipatinga consultorias especializadas com três profissionais de destaque nacional: Rosa Hercóles (PUC-SP), em dramaturgia; Rita Aquino (UFBA), em mediação cultural; e Verusya Correia (Festival de Dança de Itacaré/BA), em curadoria. As atividades beneficiaram agentes culturais locais, alunos da EMAC e a comunidade, ampliando repertórios e fortalecendo a formação continuada no território.
O projeto também realizou a estruturação do Espaço Hibridus, agora Pontão de Cultura, com a aquisição de equipamentos permanentes essenciais para atividades formativas, ensaios e apresentações: projetor multimídia, linóleo, tatame, bebedouro, microfones auriculares profissionais e climatizador/umidificador. A melhoria da infraestrutura contribui para qualificar a atuação do espaço como estúdio de criação e centro de formação.
Outra ação de destaque foi a realização do Festival Roda Cultural no Parque Ipanema, que movimentou o cenário artístico local com programação gratuita. O evento reuniu 77 artistas contratados, 18 profissionais técnicos, 30 serviços diretos, gerando aproximadamente 200 empregos indiretos e alcançando um público estimado de mais de 3 mil pessoas, com ampla estrutura e ações de acessibilidade.
Ficha Técnica
Realização: Hibridus Ponto de Cultura – Projeto Roda Cultural
Curadoria/Artistas da Dança: Luciano Botelho e Wenderson Godoi
Coordenação de Comunicação: Luciano Botelho
Produção: Cênika Eventos
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Ipatinga – Emendas Impositivas





